Danillo Freitas
A Câmara de Feira de Santana aprovou nesta quarta-feira (3), as contas de 2014 do prefeito José Ronaldo (DEM). O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já havia aprovado as contas do gestor com ressalvas.
O parecer do TCM foi seguido pela maioria dos vereadores presentes, com exceção de Alberto Nery (PT) que se absteve e de Edvaldo Lima (PP), que votou contrário.
O TCM apontou desvio de finalidade na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ausência de comprovação de publicidade, além de falhas no relatório anual.
Apesar de criticar as irregularidades, Nery explicou que se absteve, pois usou coerência e seguiu a referência do TCM. “Por essa razão entendi que não deveria votar pela aprovação das contas nem tampouco contrário”, falou o petista.
Líder do Executivo na Casa, José Carneiro (PSDB), diz que os parlamentares foram coerentes em seguir o relatório encaminhando ao legislativo feirense pelo órgão fiscalizador. “A aprovação com ressalvas é natural em todo o Brasil, qual a cidade que teve suas contas aprovadas sem ressalvas?”, questionou Carneiro.
Acesse aqui o parecer do TCM das contas de 2014