Laiane Cruz
Nesta quarta-feira (27), uma sessão especial foi realizada na Câmara de Vereadores com os representantes da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana e do Hospital Dom Pedro de Alcântara.
A sessão foi convocada pelo vereador Emerson Minho, que faz parte da Comissão da Saúde da Casa Legislativa. Segundo ele, o objetivo foi debater o papel da entidade no município e apontar soluções para as dificuldades enfrentadas por ela.
Na oportunidade foi anunciada uma verba de R$ 4 milhões pelos vereadores, sendo R$ 1 milhão doado pelo deputado Zé Neto, e o restante do dinheiro proveniente de verbas de subvenção dos vereadores, para construção de um novo centro de cirurgias ortopédicas na unidade hospitalar.
“O objetivo é trazer o real papel da Santa Casa de Misericórdia em Feira de Santana e no que podemos ajudar. Criamos junto com o doutor Evandro e doutor Edval um projeto para volta das cirurgias ortopédicas para a cidade. Trouxemos os representantes da unidade à Câmara de Vereadores, e os vereadores se comprometeram a doar parte das suas verbas impositivas para que esse projeto saia. A função da Comissão de Saúde é essa: ver um problema e tentar trazer a solução. Em breve, esse problema das cirurgias ortopédicas em Feira de Santana vai ser solucionado”, destacou Emerson Minho.
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade | Vereador Emerson Minho, presidente da Comissão de Saúde da Câmara
A doação das verbas impositivas dos 21 vereadores, segundo ele, dará para fazer o núcleo de cirurgias ortopédicas e minimizar o tamanho das filas de cirurgias. “Temos um problema na cidade de Feira de Santana, verificamos e buscamos soluções. Esse projeto será autosustentável, e será o primeiro de vários que a comissão vai trazer para ajudar a comunidade.”
A diretora do HDPA, Sandra Peggy, parabenizou a iniciativa inédita dos vereadores. “Eu vi com grande felicidade. Foi um fato inédito termos sido convidados para mostrarmos o que somos, o que fazemos e por que fazemos. Foi uma sessão proveitosa, com praticamente a maioria dos vereadores presentes, onde pudemos mostrar nossos serviços, conquistas, avanços e as dificuldades. Foi uma sessão muito esclarecedora e creio que a partir daqui surgirão novos frutos, novas parcerias. Fico feliz com a receptividade dos vereadores, que anunciaram publicamente doar da sua verba de subvenção da saúde e dedicar uma boa parte para a Santa Casa de Misericórdia fazer um novo centro cirúrgico para a instituição”, salientou Peggy.
O médico Luiz Carlos Seixas, que é provedor da Santa Casa de Misericórdia, disse que recebeu o convite dos vereadores com grande emocão e gratidão.
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade | Médico Luiz Carlos Seixas
“Nesse momento viemos à Câmara de Vereadores e nos sentimos honrados pelo recebimento e a forma como fomos tratados, com perspectiva de parcerias no futuro. Para cada proposta, haverá um projeto sobre os custos e benefícios. Fui surpreendido, porque pela primeira vez a Santa Casa veio à Casa da Cidadania. Quero agradecer principalmente à Comissão de Saúde por prorpocionar esse encontro. Eu tenho 30 anos como provedor, e comecei como plantonista do dia a dia”, frisou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.