Danillo Freitas
Uma audiência para discutir a situação do transporte público em Feira de Santana foi realizada pela Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura Municipal, Agricultura e Meio Ambiente, na manhã desta quinta-feira (10).
Para o vereador governista Pablo Roberto (PMDB), a audiência não seguiu o tema proposto, acrescentando que usuários do transporte público é que deveriam estar presentes e discutindo o serviço que é prestado.
A reunião foi presidida pelo vereador e presidente da comissão de transporte, Alberto Nery (PT), e contou com a participação de diversos vereadores, representantes das empresas Rosa e São João, além de outras pessoas da sociedade.
O consultor técnico das empresas Rosa e São João, Claudinei Castanha, informou que 150 novos ônibus já estão na cidade e nos próximos dias vão começar a operar. Castanha disse ainda que a novidade no serviço será a bilhetagem eletrônica, que possibilitará que as pessoas façam a integração ao sistema em qualquer ponto da cidade sem precisar ir ao transbordo.
Questionado sobre o que acontecerá com os cobradores com a implantação da forma de pagamento totalmente eletrônica, o consultor falou que os trabalhadores vão passar por requalificação, não ocorrendo possíveis demissões.
O secretário de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura, discursou sobre a implantação do serviço rápido de ônibus (BRT) em Feira, além de alertar para a quantidade de veículos no município, de pouco mais de 200 mil.
O mestre em desenvolvimento urbano Antonio Rosevaldo Ferreira afirmou que esse sistema de transporte proposto não vai funcionar na cidade, pois o projeto não contemplará a maior parte da população.