Feira de Santana

Após recesso, Câmara Municipal retoma as atividades nesta terça-feira (1º) com café e "leveza"

Um café da manhã foi promovido para todos os vereadores e a equipe de imprensa.

Câmara Municipal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Câmara Municipal de Feira de Santana retomou com as atividades na manhã desta terça-feira (1º), após passar o mês de julho com o recesso legislativo.

O retorno contou com um grande café da manhã para todos os vereadores, servidores e equipes de imprensa.

Câmara Municipal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, a presidente da Casa da Cidadania, vereadora Eremita Mota (PSDB) destacou que o retorno neste dia 1º de agosto será de forma “leve”.

“A pauta de hoje é uma pauta mais leve, nós estamos aqui com um coffee break com muita alegria, estou aqui para fazer uma entrada para a nossa imprensa, esperei por muito tempo por este momento, mas por conta das turbulências, fizeram com que a gente não fizesse antes. Estou aqui recebendo todos vocês com muito carinho, nós temos ali uma mesa muito bonita para gente degustar de coisas deliciosas, mas acredito que no dia de hoje, muitos vereadores irão se pronunciar a respeito dos trabalhos que fizeram extra Câmara, aqueles trabalhos que já fazem na sua base política. Bem provável que eles vão querer compartilhar isso, vamos abrir os debates aqui na Casa, e a partir de hoje a gente já começa a esquentar mais a pauta”, afirmou.

Concurso cancelado

Segundo a presidente da Casa, a Câmara Municipal juntamente com o Ministério Público estão verificando as formas como o dinheiro das inscrições do concurso será devolvido.

Câmara Municipal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós tivemos o cancelamento do concurso, mas nós estamos tratando com muito respeito, não tomarei nenhuma decisão sozinha, assim como não tomei até hoje, até porque tudo foi feito juntamente com o Ministério Público, e da mesma forma, nós iremos tomar diretrizes para fazer a devolução do dinheiro, ainda mais que estes valores nem deveriam ter sido depositados na Câmara. Eu posso assegurar com todas a linhas, que o dinheiro das inscrições da população será devolvido a cada um”, destacou.

Ao Acorda Cidade, o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, José Carneiro Rocha (MDB), explicou que espera que os projetos não sejam engavetados neste segundo semestre de 2023.

Vereador José Carneiro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu tenho certeza que os poderes devem ser independentes, mas a harmonia deve prevalecer. Eu tenho certeza que os projetos, não só dos vereadores, como também do poder executivo, sejam encaminhados para a Câmara e que não fiquem engavetados e possam trazer uma discussão sobre o assunto. A maioria vai decidir se aprova ou se não aprova, a presidente da Casa é uma mulher madura, com cinco mandatos, tem discernimento e amadurecimento e não deve fazer o que fez no primeiro semestre. As discussões são importantes, cabe a cada um se vai aprovar ou não, cada um tem um poder de argumentação”, afirmou.

Segundo José Carneiro, existem projetos que ainda não foram discutidos.

“Nós temos projetos diversos aqui, inclusive não só do executivo, mas também de vereadores. Eu diria que nós temos aqui projetos por exemplo do aumento salarial do servidores públicos e que infelizmente ainda não foi debatido, nós temos um projeto, por exemplo, criando mais de 500 vagas para professores na rede municipal, nós temos o projeto do empréstimo onde tem uma proposta de construção de vias, duplicação da Artêmia Pires, enfim, que poderá perfeitamente ser garantida. Eu não estou dizendo que será aprovada, mas pode ser debatida, pode ser discutida. A partir do momento que se traz para um debate amplo, quem ganha é a sociedade”, pontuou.

Com relação ao projeto de empréstimo, a vereadora Eremita Mota informou que está sendo reavaliado.

“Nós estamos verificando isso, este projeto foi reavaliado até pelo próprio prefeito, é um pedido de empréstimo com duas folhas, e nós temos que avaliar muito junto com a população através de audiências públicas, e o projeto foi pautado no mês de junho”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários