Laiane Cruz
O governador Rui Costa lamentou na manhã desta sexta-feira (19) a atitude o presidente da República, Jair Bolsonaro, de ir à Justiça para tentar barrar as medidas restritivas impostas pelos governos da Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, na tentativa de conter o avanço da contaminação pelo coronavírus nesses estados e a superlotação dos leitos de UTI dos hospitais.
Rui Costa desabafou e classificou Jair Bolsonaro como "o grande aliado do vírus, é o grande aliado da morte". A declaração foi feita no final de hoje, em Salvador.
Segundo Rui Costa, o governo já acionou a Procuradoria do Estado para se articular com a procuradora do Rio Grande do Sul. Para o governador, com essa atitude, o presidente Jair Bolsonaro demonstra, mais uma vez, sua frieza e falta de empatia pela vida humana.
“Infelizmente, o presidente não cansa de dar demonstrações de desprezo pela vida e pela dor do próximo. Vi um vídeo ontem de uma live que ele fez brincando, simulando as pessoas com falta de ar, chega a ser repugnante o presidente da República simular numa live o momento que as pessoas têm falta de ar. Brinca, chamando de marica quem tem medo da Covid. É um absurdo completo, eu realmente nunca imaginava o Brasil chegar numa situação dessa, ter um presidente com falta de responsabilidade, tamanha falta de empatia, de solidariedade com as pessoas. Eu sempre digo o seguinte, minha sempre dizia assim: ‘se não pode me ajudar, pelo menos não me atrapalha’. Ele não, ele além de não ajudar, ele faz questão de tentar atrapalhar. Então essa ação no STF é a tentativa dele de mais uma vez demonstrar que é aliado da morte, aliado do vírus”, afirmou Rui Costa.
O governador declarou ainda que, na opinião dele, o presidente da República tem como estratégia aprofundar ainda mais a crise política e econômica no Brasil para tentar polarizar uma parte da sociedade.
“Ele está tentando acelerar o número de mortes e acelerar a contaminação no Brasil. Ele vive da crise, do colapso. Como ele é incompetente, incapaz pra gerir o país, a minha sensação é que ele quer aprofundar a crise do Brasil pra tentar polarizar uma parte da sociedade. Eu não fui pegar vacina na casa da mãe não. Eu fui na Rússia comprar e colocamos no Brasil 37 milhões de vacinas. Então quem tem sensibilidade humana, quem quer trabalhar, vai buscar vacina onde tiver no planeta. Infelizmente, ele só é adepto a esse tipo de retórica de baixo nível, baixo calão, e pouco apreço pela vida”, disparou.