Feira de Santana

Vítimas de duplo homicídio no distrito de Maria Quitéria estavam sendo ameaçadas por líder de facção criminosa

Um dos autores desse crime foi preso nesta terça (1) pela Polícia Civil.

Complexodedelegaciassobradinho_edsantos_acordacidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O delegado adjunto da Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana, Alisson Carvalho, falou, em entrevista ao Acorda Cidade, sobre o que a investigação descobriu a respeito de um duplo homicídio, que vitimou dois primos no distrito de Maria Quitéria, em junho do ano passado. Um dos autores desse crime foi preso nesta terça (1º) pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado, as vítimas do duplo homicídio estavam sendo ameaçadas por um homem que era líder de uma facção criminosa que dominava a região. Esse homem, identificado como Rai Victor dos Santos Coutinho Costa, morreu em outubro do ano passado em confronto com a polícia na cidade de Água Fria, onde, conforme afirmou o delegado, tentava implantar o tráfico de drogas. Na ocasião a polícia apreendeu armas e drogas.

delegado alisson carvalho fala sobre vítimas de duplo homicídio
Delegado Alisson Carvalho | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O outro suspeito, preso ontem, já tem passagens pela polícia, dentre elas, por tráfico de drogas, de acordo com o delegado ao Acorda Cidade. “Não há dúvidas que eles comentaram esse crime. Conseguimos realizar o interrogatório do suspeito preso e ele confessou para a Polícia Civil, explicando como tudo aconteceu”.

Motivação

De acordo com o delegado, o homem preso disse que Rai Victor dos Santos o obrigou a participar do crime. “Ele disse que era usuário de drogas, próximo ao Victor e que Victor teria o obrigado a participar do crime. Ele afirmou que Victor efetuou os tiros nas duas vítimas e que ele estava pilotando a motocicleta que foi utilizada durante o crime”, disse o delegado.

Alisson Carvalho informou ainda que as investigações apontaram que Vitor começou a traficar em meados de 2018. Em 2023, a polícia começou a fazer incursões na região e ele teria imaginado que alguém estaria fazendo denúncias. “Ele imaginou que quatro pessoas estavam entregando ele, então começou a ameaçar essas duas pessoas até que praticou o duplo homicídio”.

Ainda conforme o delegado, as investigações deixaram claro que não havia nenhuma informação prestada pelas vítimas à polícia. “A verdade é que foram atos de pura maldade e tentaram justificar”, frisou o delegado.

As vítimas

Claudemiro Lima da Silva foi morto a tiros no seu bar, localizado na Estrada da Água Grande, no bairro Pedra Ferrada, em Feira de Santana. Já a segunda vítima, Marlon dos Santos da Silva, estava em casa na Fazenda Caldeirão, na Estrada de São José, quando foi atingido por disparos de arma de fogo.

vítimas de duplo homicídio
Marlon dos Santos da Silva e Claudemiro Lima da Silva, vítimas do duplo homicídio

“Claudemiro era um senhor bastante conhecido, foi morto no bar que ele tinha a décadas. E quando estávamos lá, tivemos conhecimento que a outra vítima era seu primo, chamado Marlon, ele foi morto na Fazenda Caldeirão. Na sequência fizemos o outro levantamento cadavérico com a investigação preliminar”, afirmou.

As vítimas eram duas pessoas bastante conhecidas e queridas na comunidade onde moravam. Segundo o delegado, após o crime, várias pessoas estiveram na delegacia para saber informações e cobrar por justiça.

“Inicialmente fomos informados de um homicídio. Enquanto estávamos nos deslocando para a localidade da Água Grande, na Pedra Ferrada, fomos informados que havia outro homicídio há aproximadamente 1 km daquele local. No seguimento, conseguimos entender toda dinâmica do fato e o ponto principal foi identificar que aquela localidade estava dominada por uma facção criminosa. Concluímos que tratou-se de um duplo homicídio e começamos as investigações”, informou.

A partir das investigações, o delegado conta que identificou o líder do tráfico na região, que fugiu após o duplo homicídio.

“Percebemos que ele estava foragido da comunidade. Começamos a trabalhar com algumas testemunhas e obtivemos também uma imagem que mostra dois indivíduos passando com uma moto. Para concluir a investigação juntamos laudos periciais de local e laudos de necropsia das vítimas. A partir de então fomos tendo algumas informações e conseguimos também obter mais informações de demais integrantes dessa facção até chegarmos à certeza de que os executores desse crime foram Rai Victor e outro indivíduo que foi preso agora”, relatou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Dois homens e uma mulher são presos pela Polícia Civil de Feira de Santana nesta terça (1ª)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários