Na manhã de sexta-feira (9), dois homens, de 19 e 20 anos, foram presos suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Erivaldo Alves dos Santos, de 47 anos, em Porto Seguro. Ambos foram detidos durante abordagem a um automóvel na rodovia BR-101, próximo ao distrito de Monte Pascoal, no município de Itabela.
A prisão foi feita por policiais civis de Eunápolis e de Trancoso, além de policiais rodoviários federais.
Conforme o portal Radar News, parceiro do Acorda Cidade, Mateus da Silva Borges, de 20 anos, confessou à polícia ter matado a vítima e indicou o local onde enterrou o corpo.
Golpe do Amor
Erivaldo viajou de Campinas (SP), onde trabalhava como funcionário público de uma empresa de saneamento básico, para o distrito de Arraial d’Ajuda, a fim de se encontrar com uma suposta mulher que conheceu pelas redes sociais. Ele estava desaparecido desde sexta-feira (2), mesmo dia em que chegou a Porto Seguro.
O delegado Moisés Damasceno, coordenador da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) deu detalhes sobre a morte de Erivaldo Alves.
“Trata-se do golpe do amor. Um dos criminosos se passou por uma mulher, construindo um perfil falso em uma rede social, para atrair a vítima”, disse o delegado, acrescentando que a modalidade já é conhecida em outras partes do Brasil.
O homem desapareceu em 2 de dezembro, mesmo dia em que saiu do estado de São Paulo e chegou a Porto Seguro para encontrar a suposta pessoa. Nesta mesma data, todo o dinheiro que havia na conta bancária dele foi repassado para outra, através de PIX.
“A vítima teve valores roubados por meio de transferências bancárias e depois foi assassinada. Ele foi enterrado em uma cova, em uma área de vegetação, na zona rural de Arraial D’Ajuda, cavada dois dias antes da sua chegada naquela região”, informou Moisés, reforçando que o ato foi premeditado. O delegado não disse qual o valor transferido.
Confissão
Ainda segundo o portal Radar News, os mandados de prisão temporária foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Porto Seguro, após parecer do Ministério Público Estadual da Comarca. No momento da prisão, Mateus estava com o aparelho celular da vítima.
Ele confessou ter matado Erivaldo na sexta-feira passada, após ter efetuado as transações bancárias, e enterrado o corpo em área de vegetação que fica na estrada que liga Arraial a Trancoso.
Segundo o delegado Moisés Damasceno, o crime foi planejado por Mateus, que criou a conta fake e se passou pela suposta mulher. O autor confesso disse à polícia que cavou a cova dois dias antes da chegada da vítima à cidade.
“Quando Erivaldo chegou a Porto Seguro, o autor do crime mandou mensagem, se passando pela suposta mulher, dizendo que um primo iria se encontrar com ele e o levaria para o sítio onde ela estaria esperando por ele. Ao chegar ao local, se tratava de uma emboscada e a vítima foi obrigada a realizar as transações bancárias através do pix. Depois, foi assassinada e enterrada na cova rasa”, explicou o delegado.
O funcionário público deixa um casal de filhos menores de idade.
As investigações continuam para verificar se há outros envolvidos no crime.
Foragido Preso
Cinco pessoas estavam no veículo abordado pela polícia na BR-101. O veículo havia saído de Ribeirão das Neves (MG) com destino a Itabela. Além dos jovens, de 19 e 20 anos, também foi preso Dhonis dos Santos Silva, de 22 anos, que tinha mandado de prisão temporária, expedido pela Comarca de Itabela pelo crime de homicídio.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram