Polícia

Solenidade no 1º Beic marca passagens de comando na Polícia Militar de Feira de Santana 

Houve mudanças no comando da Rondesp Leste e 67ª CIPM.

Solenidade da Polícia Militar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Após o anúncio de mudanças no comando da Rondesp Leste e da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (67ª CIPM), os profissionais, Major PM Reis e Major Denis, tomaram posse no final da tarde desta quinta-feira (20), em uma solenidade no 1º Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação (1º Beic), em Feira de Santana.

Solenidade da Polícia Militar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na quarta-feira (20), o Major Cardoso havia deixado a coordenação da Rondesp Leste e assumiu novas funções à frente do Planejamento Operacional do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L) em uma cerimônia na unidade.

Solenidade da Polícia Militar
Major Cardoso | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O legado que construímos com oficiais e praças que compõe a Companhia Independente de Patrulhamento Tático do CPR-L é um ambiente de trabalho saudável, com camaradagem, onde um pode confiar no outro e com muitos resultados operativos no âmbito da segurança pública”, disse o Major Cardoso ao portal Acorda Cidade. 

Solenidade da Polícia Militar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ele falou também sobre sua experiência nos cinco anos comandando unidades e o quanto ele construiu boas relações ao lado dos colegas.

“Um sentimento de dever cumprido, mas também de saudade, onde a gente vai deixar muitos amigos e amigas, pois foi um relacionamento construído no cumprimento de diversas missões que estão dentro do rol de atribuições dessa unidade tática, que vai desde desobstrução de vias, através de pelotão de CTDC e intervenções prisionais, enfrentamento de prevenção e repressão qualificada aos crimes contra instituições financeiras, a organizações criminosas. Então, durante o cumprimento dessas missões, nós nos defrontamos com muitas ocorrências complexas e no cumprimento dessas ocorrências, no atendimento às ocorrências, nós criamos laços de camaradagem de confiança entre oficiais e praças e que esse legado a gente leva para o resto da vida profissional”, declarou. 

Solenidade da Polícia Militar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na solenidade de hoje, participaram da mudança de comando, profissionais da Polícia Militar do estado, políticos e agentes da Segurança Pública, em geral. 

O Major PM Reis deixou o setor de planejamento operacional da CPR-L, onde passou seis anos, para assumir a 67ª CIPM. Com 23 anos de corporação, Capitão foi promovido a Major para ocupar o cargo.

Solenidade da Polícia Militar
Major PM Reis | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente não tem a expectativa de fazer mudanças, até porque o major Denis tem feito um excelente trabalho. Nós vamos dar continuidade ao que já vem sendo feito e vamos aprimorar aquilo que nós observarmos que precise de melhora. Tudo é perspectiva, a gente sabe que a gente pode melhorar e deve melhorar, mas eu preciso primeiro sentar na cadeira, entender o que está acontecendo para daí tomar minhas providências”, disse o Major.

Ao Acorda Cidade, o Major PM Reis também falou sobre a importância do trabalho de planejamento e a bagagem que ele traz das duas funções. Recém-promovido de capitão a major, PM Reis já foi subcomandante de uma companhia de Irará.

“O planejamento é extremamente necessário para qualquer tipo de execução de policiamento. Então, eu acho que eu já levo comigo uma bagagem de experiência, planejamento é algo importante. Tive o privilégio de estar no comando do CPR-L, do qual nós tínhamos 102 cidades subordinadas e hoje nós temos 37. Então já leva essa expertise. Já tive contato com inúmeros comandantes”. 

O Major PM Denis Anderson, de 45 anos, assume a Rondesp Leste, deixada pelo Major Cardoso. Ele falou ao Acorda Cidade sobre a sua experiência com as especializadas em Salvador e apontou como deve operar no novo comando. 

Solenidade da Polícia Militar
Comandante Denis | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Fui de quatro versões da Rondesp em Salvador. Operação Rondesp antiga, Batalhão Rondesp, Rondesp Atlântica e Rondesp BTS. Minha pretensão é tentar melhorar ainda mais o trabalho realizado por essa tropa tática da cidade de Feira de Santana e região. Tem uma missão bem árdua, assim dizer, mas prazerosa porque substituir um policial do nível do Major Cardoso é uma missão complicada, mas vamos tentar manter as coisas boas que ele fez e colocar personalidade também nessa tropa”.

O Major PM Denis ressaltou que deixa a 67ª CIPM com a sensação de dever cumprido, mas reconhecendo que gostaria de poder atuar mais. Na Polícia Militar, ele vai completar 23 anos de atuação. 

“A cada projeto idealizado, a cada projeto realizado surgiam mais dez novos, saio de lá com aquela sensação de dever cumprido para com a tropa, para com a população, mas com aquele gostinho de ter deixado alguma coisa a ser feita ainda. É minha décima quinta unidade”. Só no interior do estado, ele já prestou serviço em Santo Amaro da Panificação, Cruz das Almas e a Cipe Nordeste, em Ribeira do Pombal.

Solenidade da Polícia Militar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Comandante do CPR-L, Coronel PM Lopes, falou sobre o momento de celebração que é uma passagem de comando entre os colegas e profissionais. Ele também falou sobre o futuro das companhias com as mudanças realizadas.

“Quem está à frente, os novos comandantes, são pessoas que eu já conheço há muito tempo, têm uma história aqui em Feira de Santana na Polícia Militar e eles vão fazer um bom trabalho. Denis pelo próprio currículo, é um oficial de muita experiência. Já trabalhou em Salvador, ele conhece um pouco da capital e do interior. Então, um oficial completo e eu tenho certeza de que vai dar continuidade a um excelente trabalho do Major Cardoso”.

Na oportunidade, ele destacou o trabalho da Rondesp Leste e da 65ª e a 66ª CIPM, em retirar um grande número de armas de circulação em Feira de Santana.

“Ela está entre as cinco que mais apreenderam armas da Bahia. A 65ª está entre as 10. Então, as tropas de Feira de Santana são preparadíssimas, a Rondesp, o pessoal da 64ª, 65ª e da 67ª. Em especial, a 65ª e a 67ª porque pelo próprio espaço onde elas estão. Ela tem um número muito grande também de apreensão de armas”, acrescentou. 

Solenidade da Polícia Militar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O coronel também comentou sobre os investimentos do governo do estado na região de Feira de Santana.

“Recebemos agora fuzis de fora, em compras internacionais onde o governo do estado investiu muito em armamento, nós também temos viaturas, os amigos viram elas passaram aqui, viaturas novas, nós temos hoje na Rondesp mais de doze viaturas, todas novas. E só esse ano nós recebemos três viaturas aqui para a região de Feira de Santana. A companhia, a sede, já está sendo construída. Eu acredito que daqui a quatro, cinco meses nós iremos inaugurar, já iremos trabalhar na nova sede, onde o policial terá mais dignidade, mais respeito, nós poderemos atender melhor a população com a nova sede”, acrescentou.

Leia também: 67ª CIPM e Rondesp Leste passam a ter novos comandantes

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
MARCONE FERREIRA DE AMORIM

Rummm#