Laiane Cruz
A Polícia Militar da Bahia completa 197 anos nesta quinta-feira (17), e uma solenidade cívico-militar, foi realizada pelo comandante de Policiamento da Região Leste (CPRL), Adalberto Oliveira Piton, no 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic) de Feira de Santana.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Presente ao evento, o prefeito Colbert Martins parabenizou a instituição e destacou que o município tem interesse em manter as parcerias com a corporação a fim de assegurar a segurança pública da cidade.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
“Venho aqui em nome de toda a cidade dar as honras a todos os policiais e em nome do coronel Piton, que é a maior patente da nossa área, transmitir os nossos cumprimentos ao coronel Coutinho, comandante-geral da PM, e o desejo que Feira de Santana tem de trabalhar permanentemente junto a Polícia Militar. 197 anos mostram que a história reconhece o trabalho da Polícia Militar. A segurança pública é uma parte importante da cidade, e entendemos que essa instituição cada mais aperfeiçoada é muito importante para todos os cidadãos da cidade. A prefeitura tem uma parceria e interesse em entendimentos permanentes, porque a segurança pública é responsabilidade do estado, mas também é dever do município”, afirmou.
O Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), Genildo Melo, também esteve entre os convidados.
“Me sinto muito honrado em ter sido convidado, representando a Acefs, e participar dos 197 anos da nossa briosa Polícia Militar, um ente importante na manutenção da paz a todos os feirenses”, disse.
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
O coronel Adalberto Piton, comandante do CPRL, destacou que hoje é um marco histórico e um momento de muita alegria pela comemoração dos 197 anos da Polícia Militar da Bahia e em breve o bicentenário.
“A corporação participou de momentos históricos no País e hoje conta com quase 30 mil integrantes presentes nos 417 municípios do estado. A gente preserva e conserva os nossos valores por ser uma das instituições mais antigas estaduais do Brasil. Dentro do plano de metas do coronel Paulo Coutinho, ele sempre enfatiza a questão da operacionalidade e isso tem sido refletido nos resultados, que tem sido consideráveis de redução dos homicídios, apreensão de drogas e armas, prisão de delinquentes e redução dos ataques a instituições financeiras da Bahia”, avaliou.
O comandante destacou ainda as ações sociais que a PM promove. “Aliado a isso temos a questão das ações sociais, como a ação Força Solidária, onde a PM arrecadou mais de 500 toneladas de alimentos e deu todo o apoio logístico para que esses mantimentos chegassem às comunidades mais necessitadas. O maior desafio hoje é o combate a organizações criminosas, a questão do aumento do consumo de drogas, que sabemos não é um problema de polícia, e sim social e de saúde pública. Mas temos feito um trabalho focado na inteligência e conseguimos atingir os índices”, completou.
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade