Acorda Cidade
Os cidadãos baianos que precisam registrar ocorrências policiais de forma remota já podem utilizar a plataforma de serviços públicos SAC Digital para ter acesso à Delegacia Virtual. Disponível de forma gratuita, o serviço da Polícia Civil de registro de ocorrências on-line é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em integração com a Bahia e mais nove estados brasileiros.
Para ter acesso à facilidade, os cidadãos podem ingressar no endereço http://www.sacdigital.ba.gov.br ou usar o aplicativo SAC Digital, disponível nas lojas de app para celulares Android e iOS. Em seguida, basta digitar no campo de busca a frase "Registrar Ocorrência por meio da Delegacia Virtual da Bahia" e clicar na mensagem que irá surgir na tela para ser direcionado ao ambiente.
Os serviços disponíveis na Delegacia Virtual contemplam comunicação de perda ou extravio de documentos e objetos, registros de furto, estelionato, roubo, acidente de trânsito sem vítima, ameaça, vias de fato (agressões sem lesão visível), perturbação de sossego (por gritaria, algazarra, abuso de instrumentos sonoros etc.), maus-tratos a animais, desaparecimento de pessoa e localização de pessoa desaparecida, além de violência contra a mulher e racismo.
Lançada em 2018, a plataforma SAC Digital contabiliza 4,3 milhões de cidadãos cadastrados e mais de 7 milhões de atendimentos on-line. Atualmente, a ferramenta disponibiliza aos cidadãos 474 serviços públicos, dos quais 54 são prestados de forma inteiramente remota, sem a necessidade de deslocamento físico do cidadão. Entre os serviços disponíveis, estão RG Expresso, CNH Definitiva, Segunda Via da Carteira de Habilitação, CTPS Digital e Matrícula Escolar Digital, entre outros.
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