A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização realizou uma cerimônia no Conjunto Penal de Feira de Santana na manhã desta segunda-feira (17), onde foram anunciados projetos que incentivam a ressocialização e capacitação dos apenados, além de melhorias para o Conjunto Penal.
Dentre as ações, estão a certificação de 20 apenados capacitados pelo Senai, a entrega de armamento institucional, a oferta da clínica de psicologia para servidores, além da distribuição dos peixes criados no Projeto Fênix.
O secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Carlos Castro, destacou que o governo está fazendo uma gestão presente nas unidades prisionais, com assistência e capacitação para que os presos tenham uma transformação de vida.
“Fico muito feliz em retornar a Feira de Santana em mais um projeto de ressocialização. Quando o governador Jerônimo me convidou para ser o secretário, ele me pediu que fosse uma gestão com foco na ressocialização. Todos os apenados que são custodiados vão cumprir sua pena e a gente tem que ofertar serviços de capacitação, projetos educacionais para que eles, após cumprirem a pena, não voltem a rescindir no crime e sejam reintegrados a sociedade”, afirmou.
O secretário ainda questionou o que a população espera do futuro dos apenados, destacando a importância de trabalhos focados na ressocialização.
“As pessoas têm que refletir qual o tipo de preso que querem. A gente tem que trabalhar o preso com viés da ressocialização, não adianta ele entrar aqui e depois rescindir no crime. A sociedade tem que entender que após cumprir a pena, ele vai voltar para o convívio social. Qual o tipo de preso que a sociedade quer? ressocializado ou reincidente no crime? essa é a pergunta que eu deixo”.
Distribuição de peixes
Sobre os projetos que foram apresentados hoje, o secretário José Carlos Castro destacou que três toneladas de alimentos serão doadas ao projeto Bahia Sem Fome. Segundo ele, a doação será feita de sete em sete meses, através do ciclo com a tilápia.
“Foi o primeiro projeto em parceria com o Bahia Pesca, se mostrou muito exitoso e a gente já está colocando alguns tanques de tilápia em outras cidades do interior da Bahia como Valença e Simões filho”, informou.
Capacitação
Hoje também ocorreu a certificação de 20 apenados capacitados pelo Senai. Segundo o secretário, o governo sempre busca parceiros para garantir a capacitação e empregabilidade após o cumprimento da pena.
“O Senai tem muitos cursos profissionalizantes e isso permite que o apenado desenvolva algum tipo de habilidade para quando cumprir a pena, ser reintegrado à sociedade com algum tipo de ofício. Temos parcerias também com o Sine para facilitar a empregabilidade deles”, disse.
Nova clínica de psicologia
Com relação a nova clínica de psicologia, José Carlos afirmou que é importante, além do cuidado com os detentos, o cuidado com os servidores.
“A gente tem muitas assistências para os apenados e a gente também tem que pensar nos servidores, então essas clínicas de psicologia vão ter um acompanhamento mais de perto, trazer bem-estar para eles”.
Ampliação do número de servidores
O secretário também falou sobre a ampliação da quantidade de servidores nos conjuntos penais da Bahia, o que, segundo ele, deve ocorrer até o final deste ano, com a convocação de aprovados em concurso.
“O governador Jerônimo criou a Polícia Penal, que já foi um grande avanço, determinou que o corpo diretivo fosse composto por policiais penais em todas as unidades prisionais e determinou o concurso que já foi feito. Esse ano acredito que vamos ingressar mais de 300 policiais penais no estado da Bahia. Estamos fazendo um levantamento para ter uma distribuição nas unidades prisionais e com certeza Feira terá um quantitativo importante”, declarou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.