A cidade de Salvador apresentou os maiores números de letalidade policial do Brasil em 2023. Foram 457 mortes decorrentes de violência praticada por agentes. No mesmo período, a Bahia registrou 1.699 mortes por intervenção de agentes de segurança no estado, de um total de 6.393 registros do país; ou seja, um a cada quatro óbitos do país.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta quinta-feira (18). O município de Jequié, no sudoeste do estado, aparece como a cidade mais violenta do Brasil, com 46,6 mortes a cada 100 mil habitantes provocadas por policiais.
Segundo Samira Bueno, diretora executiva do Fórum, a violência observada na Bahia é fruto de disputas do crime organizado. São grupos que se aliam a facções como o Primeiro Comando da Capital (PCC) ou o Comando Vermelho (CV), e travam batalhas por território. As mortes causadas por policiais se dão, em boa parte, pela sua interferência nestas disputas.
PERFIL DOS MORTOS
No quesito de mortes relativas, a Bahia só perde para o estado do Amapá, que possui 23,6 óbitos por violência policial a cada 100 mil habitantes. No entanto, o número absoluto de mortes no estado é de 173, quase um terço dos números de Salvador, com 457 mortes apenas em 2023.
Fonte: Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram