Acorda Cidade
A Companhia Independente de Policiamento Tático-Leste realizou nesta sexta-feira (13) a solenidade de inauguração da sede do Canil Setorial, em Feira de Santana. O capitão PM Danilo, comandante do Grupo de Operações com Cães da Rondesp Leste, destacou que a estrutura era necessária.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“A estrutura foi montada de acordo com a demanda que resolvemos abraçar em Feira de Santana. Temos três cães preparados para o faro e detecção de drogas, armas e munições. Aqui também existe um consultório veterinário para avaliação regular desses animais e uma área de treinamento. Conseguimos concluir essa etapa para poder atender Feira de Santana e região”, afirmou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
No local há um cão adulto, com três anos, e dois filhotes, com seis meses, que estão em fase de treinamento. De acordo com o capitão PM Danilo, os animais são empregados em operações onde existe a suspeita de drogas, armas e munições em local de difícil acesso, onde a visão humana não consegue alcançar.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O capitão ressaltou que os cães são treinados diariamente, além do tempo de descanso e boa alimentação. Eles são condicionados a indicar um odor, exibindo um comportamento ao perceber os alvos, que são drogas, armas e munições.
“O sentido do olfato dos cães que nos dá uma vantagem tática muito grande. Recentemente fomos demandados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), empregamos o cão e isso facilitou a ação permitindo a apreensão de uma grande quantidade de drogas”, disse.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O coronel Luziel Andrade, comandante do CPRL, também participou da solenidade e destacou a importância da inauguração da sede do Canil Setorial operacional para as operações realizadas em Feira e região.
“A gente ganha muito. Já tivemos várias prisões de drogas feitas utilizando cães. Além disso, tem o lado afetivo, já que a gente cria um amor pelos animais. São várias coisas positivas e acredito que o grande ganho é para o setor operacional. Vamos poder atuar juntamente com a PRF”, afirmou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade