Acorda Cidade
Na noite do último domingo (17), policiais rodoviários federais faziam fiscalização ostensiva na altura do quilômetro 931 da BR-116, trecho do município de Encruzilhada, quando abordaram um veículo GM/Chevrolet D20, com quatro ocupantes.
Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor, passageiros e do veículo. Em seguida, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma revista minuciosa na carroceria da caminhonete foram encontradas 16 aves silvestres das espécies azulão, canário-da-terra, tico-tico, trinca-ferro e juriti.
Todos os pássaros estavam aprisionados em apenas três gaiolas, ensejando total falta de cuidados, higiene e maus tratos.
Dada às circunstâncias e após entrevista aos ocupantes do automóvel, dois deles assumiram a responsabilidade pela captura dos animais e disseram não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Informou ainda que usaram armadilhas (arapucas) para capturar os pássaros na zona rural de Pedra Azul e que pretendiam criá-los presos nas gaiolas dentro da residência.
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental, onde ocorrerá a triagem e os primeiros cuidados para depois devolvê-los a natureza.
A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.