POLÍCIA FEDERAL

Presos na Operação Carcará recebem habeas corpos e são liberados

Dos 43 prefeitos presos pela Polícia Federal, 42 tiveram pedidos de habeas corpus aceitos pelo Supremo Tribunal Federal na noite desta sexta (12)

Acorda Cidade

Dos 43 prefeitos presos pela Operação Carcará, da Polícia Federal, 42 tiveram pedidos de habeas corpus aceitos pelo Supremo Tribunal Federal na noite desta sexta-feira (12) – e começaram a deixar a sede da PF já por volta das 22h.

Saíram da PF os prefeitos de Cafarnaum (Ivanilton Novaes), Utinga (Joilson Oliveira), Lençóis (Marcos Airton Alves Araújo), Elísio Medrado (Everaldo Caldas) e Aratuípe (Antônio Miranda Silva Junior). Os outros, que estão na Cadeia Pública, não foram liberados porque não havia funcionários no local, mas podem sair ainda neste sábado. Deve ficar preso somente Edson dos Santos Cruz, empresário que é apontado pela PF como o líder do esquema. 

Joilson Vieira, prefeito de Utinga, recebe apoio na saída da PF (Foto: Arrison Marinho)(Foto: Arrison Marinho)  

Investigação
Os presos são acusados de envolvimento em um esquema de fraude em licitações e desvios de verbas de merendas escolares, compra de medicamentos e obras com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O golpe causou um prejuízo estimado em R$ 65 milhões aos cofres públicos.

Segundo a PF, foram encontradas irregularidades em 20 municípios da Bahia.Entre os presos, estão os prefeitos de Utinga, Joyuson Vieira (PSDB); de Cafarnaum, Ivanilton Oliveira (PSDB); de Lençóis, Marcos Airton Araújo (PR); de Aratuípe, Antônio Miranda Júnior (PMDB); de Elísio Medrado, Everaldo Caldas (PP); de Santa Terezinha, Delson de Gregório (PTB), e de Itatim, Raimunda Silva dos Santos (PSDB).

As demais prefeituras investigadas estão, em sua maioria, nas regiões da Chapada Diamantina e no Centro-sul. São elas: Ibicoara, Brejões, Cândido Sales, Iraquara, Bonito, Santo Estevão, Lamarão, Mulungu do Morro, Souto Soares, Castro Alves, Lafayete Coutinho, Palmeiras e Cravolândia. (As informações são do Correio).  (

Prefeito de Elísio Medrado, Everaldo Caldas, comemora a liberdade (Foto: Arrison Marinho) 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários