Acorda Cidade
O Ministério Público do Estado da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (26), a “Operação Armadilha”, que resultou na prisão do homem responsável pela prática de estupros e cárcere privado cometidos contra mulheres atraídas por uma falsa oferta de emprego em Salvador, por meio de um site de anúncios conhecido nacionalmente.
A ação foi realizada nesta manhã pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem) com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).
Investigações realizadas pelo MP revelaram que o homem, de prenome José Raimundo, publicava ofertas de emprego no site de anúncios e, assim, conseguia atrair mulheres a uma residência situada no bairro da Vila Canária, onde as mantinha em cárcere privado e praticava atos de violência sexual.
Uma das vítimas foi identificada em inspeção realizada durante o Carnaval de Salvador pelo Ministério Público no Hospital da Mulher de Salvador, onde ela foi acolhida para exames e procedimento de profilaxia de DST's e AIDS. As investigações que chegaram ao criminoso foram realizadas pelo Gedem e Gaeco com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e do Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nucciber) e de outros promotores de Justiça do MP baiano.
Durante a operação de hoje, agentes do Gaeco e policiais militares da 5a, 27a e 47a CIPM cumpriram um mandado de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Maragogipe, Vera Cruz e Salvador, incluindo o imóvel no bairro da Vila Canária, onde aconteciam os crimes. Foram apreendidos aparelhos celulares, armas brancas, documentos e outros vestígios ligados aos crimes.
Novas denúncias podem ser formuladas ao Gedem, situado na Rua Arquimedes Gonçalves, no 142, Jardim Baiano, Nazaré, Salvador/BA, telefone (71) 3321-1949, e-mail: [email protected].