A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Sem Desconto, que resultou no afastamento de seis servidores públicos, entre eles Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação tem como foco um esquema suspeito de oferecer descontos irregulares em benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões. A operação mobilizou 700 policiais federais e 80 servidores da CGU.
Detalhes da Operação Sem Desconto
Segundo o site Bnews, foram expedidos 211 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária, com cumprimento simultâneo no Distrito Federal e em 13 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam para a existência de cobranças indevidas de mensalidades associativas diretamente dos benefícios concedidos pelo INSS. O valor estimado dessas cobranças gira em torno de R$ 6,3 bilhões, movimentados entre 2019 e 2024.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.