Polícia

Por meio de necropapiloscopia, DPT confirma identificação de corpo encontrado carbonizado em Humildes

Com a identificação confirmada, a polícia poderá avançar nas investigações em busca da autoria e motivo do crime.

Andrea Trindade

Foi confirmada na manhã desta quarta-feira (30) a identificação do corpo encontrado carbonizado na estrada de Humildes, no dia 14 de janeiro deste ano. Eliosnaldo Pereira da Silva morava na Rua Caraúma, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, e foi incendiado com os pés e mãos amarrados à cabeça.

Familiares da vítima estiveram no Departamento de Polícia Técnica (DPT) logo após serem informados da localização de um corpo e a equipe de peritos técnicos iniciaram os trabalhos de identificação por meio da necropapiloscopia, uma das ramificações da Ciência Papiloscópica usada na identificação de corpos. As outras duas formas de identificação são por meio da arcada dentária ou do exame de DNA. Este é mais demorado, por ter um custo maior.

Segundo um papiloscopista do DPT Feira, a papiloscopia é mais rápida e mais barata uma vez que dispõe de um banco de dados nos Institutos de Identificação no momento em que as pessoas tiram a Carteira de Identidade. Ele informou também que quando familiares procuraram o DPT, a equipe iniciou o trabalho de identificação por meio de uma pequena parte das impressões digitais encontradas no corpo.

“Com esses corpos denominados cadáveres especiais, por estarem carbonizados ou em estado de putrefação, nos valemos da necropapiloscpia na qual usamos várias técnicas. Esse caso específico fechamos esses dias, mas há mais de 15 dias, a gente já vinha trabalhando na identificação. É um trabalho minucioso e requer muita paciência. Quando a família de Eliosnaldo apareceu em busca do corpo, iniciamos o trabalho, por ser milhões e milhões de impressões (…). Nesse caso trabalhamos com uma pequena parte das impressões, digamos que tenha sido 25% das impressões, para determinar que se tratava dele”, explicou.

Com a identificação confirmada, a polícia poderá avançar nas investigações em busca da autoria e motivo do crime.

Leia também: Corpo carbonizado é encontrado em estrada no distrito de Humildes

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários