Acorda Cidade
Onze policiais militares de Companhias Independentes da Região Leste (20ª CIPM, 64ª CIPM, 66ª CIPM, 67ª CIPM), concluíram o 3º Curso de Operador de RPAS (drone) nos dias 26 de janeiro (primeira turma) e 01 de fevereiro (segunda turma).
O 3º Corpas é um curso EAD semipresencial de operação de drone, com um total de 73 horas/aula (81% à distância e 19% presencial), promovido pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia, que reuniu 52 policiais da Bahia e de vários Estados da federação, além de membros da Força Aérea Brasileira e da Secretaria de Segurança Pública para a capacitação teórica e prática de atuação de profissionais que atenderão às demandas da segurança pública.
A base de exigências do curso se alinhou com os padrões técnicos de desenvolvimento de conteúdo que são exigidos nos Estados Unidos da América por meio da autoridade aeronáutica daquele país, a Federal Aviation Administration – FAA.
Para o soldado PM Miranda, da 67ª CIPM, que também ministrou instruções de voo com uso de drone e fotografia aérea no 3º Corpas, esta iniciativa do Graer desperta a todos os profissionais envolvidos para um melhor desempenho na coleta de imagem e no uso profissional do equipamento, principalmente em Operações Policiais.
O policial, salienta que o programa de Capacitação de Operador de RPA (drone) da Polícia Militar da Bahia, através do Graer é pioneiro no Brasil, o que torna a instituição a primeira referência nacional na capacitação de Operadores de drone.