O Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L) de Feira de Santana divulgou nesta semana, o balanço da produtividade policial de 2023. Os dados constam um crescimento significativo na produtividade operacional ao longo do ano por meio de operações de confronto ao avanço da criminalidade, alcançando um aumento expressivo de 22% em comparação ao ano anterior.
Sob o comando do coronel Antônio Lopes, a atuação da tropa obteve resultados positivos atribuídos a diversos fatores, entre eles, o fortalecimento do serviço de inteligência na segurança pública, investimentos do governo estadual em novas viaturas, melhorias estruturais e adoção de tecnologias policiais avançadas. Além disso, a integração efetiva entre as Polícias Militar, Civil, Técnica e Penal, juntamente com o apoio da comunidade por meio de denúncias, contribuiu significativamente para os avanços.
Confira o relatório a seguir:
Produtividade do Comando de Policiamento da Região Leste 2023
O Comando de Policiamento da Região Leste registrou, no ano de 2023, crescimento significativo da produtividade operacional, totalizando 22% de aumento em relação ao ano anterior. Os bons resultados alcançados estão associados ao intenso aporte do serviço de inteligência na segurança pública; aos investimentos por parte do governo estadual na aquisição de novas viaturas, melhorias estruturais e aplicações maciças em tecnologias relacionadas à atividade policial; e à integração entre as Polícias Militar, Civil, Técnica e Penal, além do fortalecimento dos laços de confianças entre estas instituições e a sociedade civil organizada.
Nota-se que os números alcançados foram expressivos, atingindo a marca de 2.788 conduções à delegacia; 1.220 prisões em flagrante; 917 termos circunstanciados de ocorrência lavrados; 901 ocorrências com apreensão de drogas; 845 veículos recuperados; 508 apreensões de armas de fogo; e 165 adolescentes apreendidos. Vale salientar que a região Leste é composta por doze unidades operacionais, com responsabilidade territorial sobre trinta e sete municípios baianos, inseridos nos territórios de identidade Litoral Norte e Agreste, além do Portal do Sertão.
Além do exposto, torna-se de suma importância destacar que as ações de intensificação do policiamento em Feira Santana, segunda maior cidade do Estado e maior entroncamento rodoviário do norte e nordeste, com emprego de operações ordinárias e extraordinárias, e reforço de unidades especializadas, além do efetivo das unidades operacionais sediadas no município, atingiram resultados positivos, que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos.
Desta forma, tem-se o seguinte balanço de produtividade no município de Feira de Santana: 1.152 conduções à delegacia; 552 prisões em flagrante; 298 termos circunstanciados de ocorrência lavrados; 448 ocorrências com apreensão de drogas; 556 veículos recuperados; 316 apreensões de armas de fogo; e 68 adolescentes apreendidos.
Em que pese ter sido um ano difícil, notadamente no primeiro semestre e nos primeiros meses do segundo semestre, estatisticamente falando, os números apontam uma redução significativa, no último trimestre de 2023, do índice de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI – de 20%, na região Leste, e 16%, em Feira de Santana, em comparação ao mesmo período de 2022, tendo o mês de dezembro 2023 atingido redução de 22%, na região Leste, e 13%, em Feira de Santana, comparado ao mesmo período do ano anterior. Assim sendo, o Comando da região Leste reafirma o compromisso para continuar com a mesma atitude e comprometimento para que os números sejam estabilizados ou reduzidos.
Em relação às unidades da Polícia Militar da Bahia que mais apreendem armas de fogo, destaca-se que duas delas estão subordinadas ao CPR-L e ocupam lugar de grande evidência.
A Companhia de Independente de Policiamento Tático (Rondesp Leste) ocupa o primeiro lugar, com 134 armas de fogo apreendidas em 2023, entre elas 70 revolveres; 56 pistolas; 05 submetralhadoras; 02 espingardas; e 01 fuzil, com média de 12 armas/mês, além de 02 granadas; seguida da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar/Feira de Santana, que ocupa o terceiro lugar no ranking, com 103 armas de fogo apreendidas.
De grande impacto também foram os índices de produtividade alcançados pela Operação Ronda Maria da Penha Portal do Sertão, que atua na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher no município e região desde sua criação, em 2016.
Assim sendo, é notório o crescimento das atividades da referida Operação em relação ao ano de 2022, tendo sido registrados os seguintes números: aumento de 65% nas palestras de conscientização; 63,5% nas prisões em flagrante delito; 41,47% nas mulheres acolhidas; 38,52% nas rondas realizadas; e 21,05% nas fiscalizações de medidas protetivas de urgência deferidas pela justiça, missão precípua da Ronda.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram