Bahia

Polícia Militar da Bahia realiza passagem de comando de 4 coronéis

O evento da Polícia Militar contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior, autoridades civis e militares.

Polícia Militar
Foto: Divulgação/PMBA

A Polícia Militar da Bahia realizou, na manhã desta sexta-feira (11), quatro passagens de comando da corporação, presididas pelo comandante-geral da PM, coronel Magalhães, na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim. O evento contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior, autoridades civis e militares.

O coronel Saulo Roberto Costa dos Santos assumiu o comando de Policiamento Regional Atlântico (CPRC-A), o coronel Ricardo José Marques Mattos está à frente do Comando de Policiamento Regional Central (CPRC-C), o coronel Ricardo Passos Conceição assumiu o Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAp) e o coronel José Andrade Souza Júnior é o novo comandante da Região Meio Oeste (CPR-MO).

Polícia Militar
Foto: Divulgação/PMBA

“Quando eu assumi o comando, eu precisava fazer uma oxigenação, ou seja, algumas trocas de comando colocando eles em funções onde acredito que eles darão melhor retorno, além de lhes dar mais motivação. Não estou tirando comandantes, mas reafirmando o nosso compromisso de uma melhor segurança pública, de uma melhor prestação de serviço da Polícia Militar”, ressalta o comandante-geral, coronel Magalhães.

Comandos de Policiamento

CPRC-A: É um órgão tático da PMBA que tem por finalidade a gestão de 12 unidades operacionais, dando suporte operacional, logístico e de informações de inteligência, além da realização de ações de policiamento ostensivo preventivo e reativo através de operações policiais, com responsabilidade territorial na orla atlântica da capital baiana.

CPRC-C: É a unidade operacional encarregada de gerir as demais organizações policiais militares que detém responsabilidade territorial na área central da capital baiana, sendo oito unidades operacionais, entre elas o 22º Batalhão.

Polícia Militar
Foto: Divulgação/PMBA

CPR-MO: Com sede no município de Bom Jesus da Lapa, conhecido como “a capital baiana da fé”, é um órgão de direção tática da Polícia Militar da Bahia, com área de responsabilidade que abrange 44 municípios, com 89.940,61 km² de extensão territorial, atendendo mais de 920 mil habitantes na região de Irecê e Bacias do Velho Chico e Paramirim.

CPAp: O Comando de Policiamento de Apoio Operacional foi criado por lei em 16 de maio de 2023, e instituiu como componentes do seu orgânico as seguintes Unidades Operacionais: Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur); Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPEO); Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos à Coletivos (BPFRC); Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos (BPFRV); Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc); Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM); Companhia Independente de Polícia Fazendária (CIPFaz) e a Companhia Independente de Mediação de Conflitos Agrários e Urbanos (CIMCAU), todas elas voltadas a apoiar às unidades operacionais executoras do policiamento ostensivo dos Comandos de Policiamento Regional da Capital e Região Metropolitana de Salvador.

Polícia Militar
Foto: Divulgação/PMBA

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários