Bahia

Polícia Militar apreende cerca de 3 toneladas de explosivos

De acordo com o subtenente Luciano Gonzaga, da Polícia Militar, os suspeitos não tinham nota fiscal, nem curso obrigatório para Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (Mopp).

Andrea Trindade

Três homens foram presos e mais de três toneladas de explosivos foram apreendidas no início da noite de quarta-feira (15), na BA-416, em Valente (BA). Segundo a Polícia Militar, os explosivos estavam sendo transportados de forma irregular em uma carga de cal que estava no caminhão Volkswagen de placa JVQ-5853, licença de Feira de Santana.

Foto: Reni Maia

A apreensão aconteceu após abordagem policial aos homens no momento em que eles estavam transferindo os explosivos para dois veículos: um Fiat Strada Fire, de placa HAO-8624, licença de Valente, e uma Toyota Hilux preta com licença de Feira de Santana.

Os suspeitos disseram aos policiais que estavam arrumando a carga de cal que se encontrava mal acondicionada. Os policiais pediram apoio, porém neste momento, um dos homens evadiu-se do local com a Hilux.

“Um dos ocupantes foi identificado como “Manoel”, da cooperativa dos garimpeiros de Nordestina. Apenas o Fiat Strada estava carregado com 46 caixas de explosivos, cada uma contendo 25 quilos, totalizando, 1.150 quilos, que seriam transferidos para o caminhão e ocultado pela carga de cal”, informou o 16º Batalhão da Polícia Militar.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado Mozat Cavalcante informou que após a apreensão foi feita as investigações e posteriormente encontraram mais caixas com dinamites totalizando mais de três mil quilos de explosivos.

Fabrício Lima Azevedo, o Fabrício Lampião, morador do bairro Gabriela, em Feira de Santana, condutor do caminhão; Joselito de Pinho Oliveira, o “Ito do Ouro”, 46 anos, residente no Centro de Valente, condutor da pick-up, e Luiz André Ramos de Oliveira, 30 anos, morador do bairro Petrolina, em Valente, responsável, segundo a polícia, pela transferência do material de um veículo para o outro, foram presos em flagrante.

Ainda segundo a polícia, os envolvidos foram conduzidos até a delegacia local e posteriormente para a de Conceição do Coité, onde foram autuados em flagrante por posse de artefato explosivo ou incendiário, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

Os policiais informaram também que os advogados da cooperativa e de um dos suspeitos informaram que a carga tinha saído do estado de Minas Gerais com destino ao Pará, e que parte dela seria deixada em Nordestina, onde a cooperativa utiliza para detonação de rochas no garimpo. 

Foto: Reni Maia
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários