A Polícia Militar da Bahia, por meio do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), deu início a uma operação especial nesta segunda-feira (30) para combater a extorsão praticada por flanelinhas, especialmente na região da Igreja do Bonfim e outros pontos turísticos de Salvador e da Região Metropolitana. A ação, que está em andamento, tem como objetivo garantir a segurança e o direito de ir e vir de turistas e soteropolitanos que frequentam essas áreas.
A intensificação das operações ocorreu após diversas denúncias feitas por moradores e turistas, que relataram a cobrança exorbitante e até mesmo ameaças por parte de flanelinhas que atuam nas proximidades de locais turísticos.
Segundo informações da polícia, eles se aproveitam da demanda por estacionamento nas vias públicas nessa época de alta temporada para exigir valores indevidos de motoristas, gerando desconforto e insegurança.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Com o apoio de diversas unidades operacionais da PM, a ação busca não só coibir a prática criminosa, mas também preservar o patrimônio cultural e turístico da cidade, reconhecendo a importância desses espaços para a economia local e o turismo no estado.
A PM orienta à população e turistas que, em caso de extorsão ou ameaça por parte de flanelinhas, acionem imediatamente o efetivo policial, presente nos pontos turísticos, ou façam a denúncia pelos números 190 (Central de Polícia) e 181 (Disque Denúncia).
A polícia ressalta que medidas legais serão tomadas para garantir que a ordem pública seja mantida e os direitos dos cidadãos respeitados.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram