![Operação São Nicolau Operação São Nicolau](https://uploads.acordacidade.com.br/2025/02/WqqbPXCW-operacaosaonicolau_foto_policiafederal-1.webp)
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação “São Nicolau II”, visando apurar os crimes de produção, venda, armazenamento e compartilhamento de vídeos e imagens de abuso sexual infantojuvenil.
Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, na cidade de São Desidério, expedidos pela Justiça Federal em Barreiras, para obtenção de elementos complementares de prova. Um homem foi preso acusado dos crimes de venda/comercialização, produção, armazenamento e compartilhamento pela internet de cenas contendo registros de abusos sexuais em face de crianças e adolescentes.
![Operação São Nicolau](https://uploads.acordacidade.com.br/2025/02/operacaosaonicolau_foto_policiafederal-2.webp)
Vale frisar, que o alvo já foi preso anteriormente, no âmbito da Operação São Nicolau, deflagrada pela Polícia Federal, no ano de 2023, pelos crimes de estupro de vulnerável, produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, mas se encontrava em liberdade provisória.
As investigações revelaram o compartilhamento de material pornográfico infantojuvenil por meio de redes sociais, entre pessoas de diversas nacionalidades, sendo que o autor foi identificado e constatado a comercialização, o compartilhamento e a disponibilização dessas imagens e vídeos em plataformas de “mídia social”.
O suspeito responderá pelos crimes de venda, produção, divulgação e armazenamento de cenas de abuso sexual infantojuvenil, conforme previsão legal no Estatuto da Criança e do Adolescente. Se condenado, as penas somadas podem alcançar mais de 26 anos de reclusão.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.