Andréa Trindade
Uma tonelada de maconha foi apreendida na madrugada desta sexta-feira (8), no KM 429 da BR 116, por agentes do posto da Polícia Federal em Feira de Santana, que montaram uma "campana" no local. Segundo a polícia, a droga vinha de São Paulo e abasteceria usuários na cidade, principalmente durante a Micareta e outros municípios.
A maconha era transportada numa carreta, placas BWD 3902 e BWF 3616, em tabletes de 1kg escondidos em tubos. O motorista do veículo, Humberto Leandro Sena, 35, foi ouvindo pelo delegado Maurício Salim e está preso. O carona, Jadson José da Silva, 32 anos, também foi ouvido, mas liberado em seguida. Ele alegou que desconhecia a carga e que estava apenas ajudando.
De acordo com as investigações, a droga foi prensada no Paraguai e entrou no Brasil pela fronteira com o Mato Grosso do Sul, seguindo depois para São Paulo, onde o acusado a pegou para distribuir.
Segundo o delegado a droga pertence ao motorista. Ele também é o proprietário do veículo e nega ser proprietário da droga.
“O motorista apresentava informações desconexas sobre a própria carga e o destino. (…) Ele disse que foi contratado para fazer frete para uma pessoa que ele não consegue precisar os dados e que ele entregaria também para uma pessoa por ele desconhecida”, disse o delegado informando que o acusado forneceu um número de um telefone que não ligava para lugar nenhum.
O valor da droga será avaliada em Salvador após a pesagem final. A abordagem foi feita no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante a fiscalização de rotina em conjunto com a Polícia Federal de Feira com o apoio da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Entorpecentes da PF de Salvador.
Essa apreensão é considerada a maior realizada nas rodovias federais do estado.
Fotos e informações do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade.