Segurança pública

Polícia de Feira de Santana registra queda no índice de homicídios em julho deste ano

Com relação aos números do ano, o delegado Roberto Leal afirmou que também há uma redução significativa.

Daniela Cardoso e Andrea Trindade

Atualizada às 20:52

A Polícia Civil de Feira de Santana registrou 17 homicídios no mês de julho deste ano, 20 assassinatos a menos em comparação com o mesmo período ano passado, quando foram registrados 37 homicídios.

O número também é menor que nos anos de 2018, 2017 e 2016 conforme ilustra o gráfico a seguir:

Com relação as vítimas de homicídios, 14 foram mortos a tiros e 2 eram menores de 18 anos. Entre as vítimas estavam três mulheres, todas mortas a tiros. Além dos 17 homicídios, em julho de 2019 também ocorreram 11 mortes em decorrência de ação policial. Nenhum latrocínio (roubo seguido de morte) foi registrado no período.

Número de assassinato por bairros/ distrito:


Número de assassinos por áreas das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs):

64ª CIPM -03 homicídios
65ª CIPM – 03 homicídios
66ª CIPM – 09 homicídios
67ª CIPM- 02 homicídios
 

Avaliação

O delegado Fabrício Linard, titular da Delegacia de Homicídios, considera que a prisão de líderes do tráfico de drogas em Feira, contribuiu para a redução no número de homicídios.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

“Sem dúvida esse fator é preponderante nessa redução, pois de alguma forma desarticulou esses grupos organizados do tráfico de drogas em Feira de Santana e região, tendo em vista que os homicídios em Feira de Santana, relacionados direta ou indiretamente ao tráfico de drogas sempre ficou em torno de 80%”, afirmou, acrescentando que o trabalho da polícia vai continuar no sentido de reduzir ainda mais os números.

Com relação aos números do ano, o delegado afirmou que também há uma redução significativa. Segundo ele, em 2018, até o mês de julho, foram 251 ocorrências de crimes violentos letais intencionais e nesse mesmo período no ano de 2019 são 173 casos. Sendo assim foram 78 vidas preservadas em comparação a 2018.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O coronel Luziel Andrade, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) também ressaltou os números positivos, mas disse que a polícia deve continuar trabalhando, já que os crimes continuam acontecendo. Ele afirmou que a polícia vai continuar trabalhando para manter essa redução e obter melhores resultados.

“Estamos evoluindo, melhoramos e estamos avançando para que continue os bons resultados. Temos que parabenizar a tropa, pois é com o empenho dela que conseguimos essa redução de mais de 50% em um mês, que é complicado. No ano passado os resultados foram pequenos. Vamos continuar esse trabalho, esperamos obter resultados positivos com as mudanças nas companhias. Agora vamos elencar novos pontos de abordagem pra gente continuar avançando em busca de resultados positivos”, afirmou.

Mortes em confronto com a polícia

O Coronel Luziel Andrade ainda falou sobre o número de mortes em decorrência de confronto com policais neste ano em Feira de Santana.

“A gente não pode deixar o crime avançar. Nossos policiais correm risco quando são recebidos a tiros e nem sempre os resultados são os esperados. A gente se prepara no dia a dia para que não ocorra, então a luta é constante. Cada vez mais pegamos armas potentes com os meliantes”, disse.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários