Polícia

Polícia Civil prende quatros ladrões de bancos, em Buritirama

As equipes da COE permanecem na região, buscando capturar outros integrantes da quadrilha, como os pernambucanos Janison Resende Oliveira da Silva e José Manoel Resende, além de Sandro Santana de Brito, o “Faustão”, procedente de Salvador.

Acorda Cidade

A quadrilha que explodiu dois terminais de autoatendimento bancário no município de Buritirama, na madrugada de terça-feira (28), já foi desarticulada por policiais da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, que prenderam José Ari Dantas da Silva, apontado como líder da ação criminosa, e três comparsas, os acusados Rubem Vânio Evangelista Carneiro, Enéas Soares Neto e João Neves dos Santos. Vinte e um quilos de dinamite, 54 espoletas, armas e R$ 5 mil foram apreendidos com os suspeitos, capturados na zona rural de Ibotirama, distante 651 quilômetros de Salvador.

Ao ser informado sobre o ataque aos caixas eletrônicos, o coordenador da COE, delegado Cleandro Pimenta, reuniu 23 policiais e seis viaturas, seguindo imediatamente para o Oeste baiano, concentrando as buscas aos criminosos nas cidades de Barra, Ibotirama, Buritirama, Morpará e também em Xique-Xique. Numa estrada de barro próxima à sede de Ibotirama, Enéas Soares Neto, ocupando um veículo, de cor vermelha, teria tentado fugir ao avistar uma das viaturas da COE, sendo perseguido e preso.

Interrogado, ele admitiu abrigar os acusados em sua roça, na zona rural de Ibotirama, localizada às margens do Rio São Francisco, próxima da aldeia indígena Tuxá. Ao perceberem a chegada dos policiais, por volta de 14 horas, cinco criminosos que estavam acampados no mato reagiram atirando, conseguindo fugir. Eles abandonaram no local os 21 quilos de dinamite, as 54 espoletas, além de um fuzil, uma espingarda calibre 12, um colete antibalístico e roupas camufladas.

As buscas aos cinco assaltantes prosseguiram até 21 horas de terça-feira. A 10 quilômetros do acampamento, a equipe da COE, finalmente, localizou Rubem Vânio e José Ari, que escondiam os R$ 5 mil retirados dos terminais de autoatendimento, destruídos na madrugada daquele dia. O líder da quadrilha confessou ter explodido também um caixa eletrônico em Morpará, há duas semanas, e o roubo de um banco no município de Barra.

Carro-forte

João Neves dos Santos foi preso em Buritirama na manhã de ontem (29) por ter colaborado com a quadrilha, informando o horário em que o carro-forte abasteceu os dois caixas eletrônicos naquela cidade. Ele ficará custodiado na delegacia local, enquanto José Ari e Rubem Vânio seguirão para o Presídio de Serrinha. Enéas será transferido para a Cadeia Pública, em Salvador. Eles foram autuados em flagrante por furto qualificado e formação de quadrilha ou bando armado.

As equipes da COE permanecem na região, buscando capturar outros integrantes da quadrilha, como os pernambucanos Janison Resende Oliveira da Silva e José Manoel Resende, além de Sandro Santana de Brito, o “Faustão”, procedente de Salvador.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários