Atendendo a uma reivindicação do Movimento das Associações Militares, começou nesta terça-feira (18) o curso para condutores de veículos de emergência no Detran/BA. Inédito no estado, o curso vai capacitar a cada 15 dias 80 motoristas militares.
Inicialmente voltado para PMs de Salvador e região metropolitana, o curso terá duração de cinco dias, formando ao final do ano 600 policiais. Durante esse período eles terão uma carga de 50 horas/aulas, onde serão atualizados sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente.
Segundo o diretor-geral do Detran/BA, Adriano Romariz, o aprendizado específico vai colaborar para a redução dos acidentes envolvendo veículos de emergência. “Capacitar o motorista é possibilitar que ele erre menos. É torná-lo mais capaz de enfrentar o trânsito de Salvador. E toda capacitação produz mais paz na cidade. Além das habilidades oferecidas na primeira habilitação, aumentamos a carga horária em cursos específicos, como o de primeiros socorros”, explicou Romariz.
Depois das aulas teóricas, os policiais receberão treinamento prático na Base Aérea de Salvador. Ali eles aprenderão técnicas de frenagem e passarão a se adaptar ao veículo que irão dirigir. Dessa forma, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, Nilton Mascarenhas, as habilidades deles no trânsito serão melhores. “O Governo do Estado, através da PM, cumpre o compromisso de valorizar os policiais militares com esse curso, já que eles ficarão mais seguros na condução dos veículos da PM e do Corpo de Bombeiros, beneficiando também a população”, explicou Mascarenhas.
No interior, o curso deve chegar nos próximos dois meses. Com isso, cerca de 2.500 PMs receberão a formação.