A Polícia Militar da Bahia (PMBA) completa, nesta segunda-feira (17), 200 anos de história na proteção do povo baiano. Para marcar a data comemorativa, uma série de atos foi realizada nesta manhã no Quartel do Comando Geral (QCG), no Largo dos Aflitos: um voo especial do Graer, o lançamento de livro e de selo dos Correios e a aposição de platinas dos subtenentes recém-promovidos.
No Mirante dos Aflitos, houve um voo especial do Graer. Dois helicópteros e um avião fizeram o chamado Voo em Ala, um patrulhamento aéreo no qual as aeronaves ficam bem próximas umas das outras, respeitando as distâncias de segurança (horizontal e vertical). As aeronaves se movimentaram em V, com o avião à frente e os helicópteros à retaguarda.
Na sequência, foi realizada, no pátio do quartel, a solenidade de aposição de platina de subtenentes recém-promovidos para marcar simbolicamente o início da nova jornada profissional. Entre os agraciados, estão os agora subtenentes Kleber Reis e Selma Duque.
“Após 28 anos de carreira, é com grande orgulho que assumo essa missão de me tornar um subtenente da PMBA. Era um sonho de criança ser policial e, depois desse, era um sonho de adulto essa promoção. Hoje posso dizer que ambos se tornaram realidade”, comentou, emocionado, o subtenente Kleber.
“Essa data é importante para todos os policiais, mas, agora, para mim, a satisfação é dobrada: aniversário da nossa corporação e esse ato de aposição de platina. É um misto de emoções”, destacou a subtenente Duque.
No Salão Nobre, foram realizados os lançamentos do Selo Comemorativo dos 200 anos e do livro “200 Anos em Fotos e Fatos”, além da entrega da Medalha Comemorativa aos 200 anos a personalidades, militares e civis, que fizeram parte da história bicentenária da Polícia Militar da Bahia.
O comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, falou sobre a nobre missão desempenhada pela instituição: “São 200 anos de atuação no estabelecimento e na manutenção da segurança pública, e iremos continuar defendendo a vida, a segurança e, sobretudo, o acolhimento do cidadão. Confiem na Polícia Miliar. Existimos para servir e proteger a sociedade”.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.