Final de Ano

PM reforça policiamento no comércio e orienta a população para evitar furtos e roubos

Como medida de precaução o policiamento foi reforçado do centro da cidade com 114 policiais da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pela segurança nesta área.

Andréa Trindade

 
A grande movimentação no comércio  neste período de final de ano, principalmente em lojas e bancos favorecem a ação de marginais na prática de furtos e roubos.
 
Como medida de precaução o policiamento foi reforçado do centro da cidade com 114 policiais da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pela segurança nesta área. De acordo com o Coordenador  de Operações, Abrígio Reis, Tenente da 64ªCIPM, o policiamento que está distribuído em pontos e horários estratégicos conta também com viaturas e motos.
 
Apesar do reforço na segurança o coordenador alerta os consumidores aos cuidados essenciais para  não se tornarem alvos fáceis de marginais, como ter um cuidado maior com bolsas e carteiras, não portar grande quantidade de dinheiro, usar preferencialmente cartões de credito e levar somente o necessário para a compra.
 
Não há um ponto específico que deve ser considerado como o mais ameaçador para os clientes, mas o coordenador destaca a Rua Sales Barbosa e avenida Senhor dos Passos, onde o comercio está mais concentrado, e dentro dos estabelecimentos, como os locais onde as pessoas ficam mais vulneráveis ações de infratores facilitada principalmente por distração ou e descuido de consumidores.
 
“Os ladrões se misturam aos consumidores e furtam. Apesar da segurança particular que muitas lojas usam e do sistema de câmeras esses furtos continuam chegando ao nosso conhecimento”, informou o tenente.
 
Bancos
 
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os bancos investem de forma sistemática na segurança das agências e das transações eletrônicas, mas recomenda que o usuário também adote alguns cuidados. O comércio trabalha muito com cheque pré-datado, e é sempre bom lembrar que os cheques têm validade de apenas seis meses. Portanto, o lojista deve ficar atento ao preenchimento das datas em que deverão ser depositados.
 
-Quanto ao uso do cartão de crédito, a Febraban lembra que cartão e senha devem andar sempre separados. O ideal é o consumidor memorizar a senha, mas se ele não conseguir, que leve a anotação da senha longe do cartão. Outra dica é a de não aceitar – nem pedir – ajuda de estranhos nos caixas de autoatendimento dos bancos.
 
-Deve-se também evitar saques de valores elevados nas agências ou caixas eletrônicos para não correr risco de assalto na saída do banco. Se houver necessidade de fazer pagamentos elevados, utilize DOC ou TED, que são mecanismos de transferência eletrônica de valores.
 
-Outros cuidados básicos são encobrir o teclado na hora de digitar a senha; se o caixa eletrônico engolir o cartão, comunique ao banco imediatamente, pois é indício de que o caixa pode ter um dispositivo clandestino de clonagem de senhas; e se desconfiar da aparência do caixa eletrônico não o utilize. Procure, antes, um funcionário da agência ou ligue para o banco.
 
(Com informações do repórter Ed santos, do Programa Acorda Cidade)
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários