Apesar das últimas notícias na imprensa e redes sociais com foco nas ocorrências de agressões policiais no circuito da Micareta de Feira deste ano, o policiamento foi visto por muitos foliões como o ponto mais positivo da festa.
Nenhum homicídio, baixo índice de ocorrências e muitas prisões dias antes e durante a festa, que contou inclusive com sistemas tecnológicos de reconhecimento facial, trouxeram sensação de segurança para quem participou do evento.
Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (26) pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana mostrou que 26,66% das pessoas responderam que a segurança foi o ponto mais positivo da Micareta, e 22,25% destacou como o mais positivo a grade de atrações.
A segurança pública aparece também com o termo “policiamento”, como o mais positivo para 13,81% dos entrevistados.
Quando a pergunta foi sobre o ponto negativo, 23,41% respondeu que eram os “policiais violentos” e “polícia batendo a toda”. Lama e horários também aparecem nas respostas negativas.
Ainda sobre a Segurança Pública, 33,10% dos entrevistados responderam que a segurança estava nota 10; 25,80% deram nota 8 e 1% deu nota zero.
O levantamento foi realizado nos dias 24 e 25 de abril pelo instituto Economic Consultoria e Pesquisa e ouviu mil pessoas no circuito. O resultado será usado para dimensionar o que foi feito e corrigir as possíveis falhas.
Segundo a pesquisa, 814 pessoas (81,40%) responderam que aprovaram a festa deste ano. Os entrevistados também puderam opinar quanto ao deslocamento das barracas para ruas paralelas, início mais cedo da programação, além do arrastão na segunda-feira.
Confira a pesquisa na íntegra aqui.