Empenhada em combater a onda de violência em Feira de Santana e região por meio da “Operação Paz”, uma série de ações policiais busca a redução das Mortes Violentas Intencionais no município. Os resultados até agora são positivos, com uma redução notável nos registros de crimes violentos.
De acordo com a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin), durante o período de 1º a 15 de novembro de 2023, a polícia registrou 11 homicídios em Feira de Santana, em comparação com os 24 do mesmo período em 2022. Essa queda representa uma redução significativa de 54,2%, um indicativo positivo das ações implementadas pela Operação Paz.
Entre as medidas tomadas durante a operação, a Polícia Civil destacou:
Prisões e buscas:
- 10 mandados de busca e apreensão cumpridos.
- 5 Autos de Prisão em Flagrante.
- 12 Mandados de Prisão Preventiva, incluindo um em Anguera, desvendando a autoria de um latrocínio ocorrido em 4 de novembro de 2023.
- 1 mandado de prisão temporária.
- 2 apreensões de menores.
- 4 armas de fogo apreendidas.
- 1 celular recuperado.
- 1 Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC).
Medidas Cautelares e Outras Ações:
- 32 audiências marcadas.
- 2 veículos com restrição de roubo recuperados.
- 18 medidas cautelares aplicadas.
- 37 Laudos juntados aos inquéritos.
- 78 Ordens de missão cumpridas.
- 75 Mandados de intimação.
Investigações e Repressão:
- 3 quebras de sigilo telefônico solicitadas à Justiça.
- 2 representações de extração de dados de celulares para auxílio em investigações de homicídios.
- 8 Juntadas em inquéritos de imagens, vídeos, nomes de testemunhas e certidões de óbito.
- Apreensão de maconha.
- 3 encaminhamentos de objetos para perícia.
- 10 novas cautelares deferidas pelo Judiciário.
Resultados Expressivos:
As ações resultaram na prisão ou apreensão de 20 pessoas envolvidas em crimes que vão desde homicídios até tráfico de drogas, estupro e sequestro. Além disso, equipes policiais realizaram ações de limpeza, apagando pichações em condomínios do programa Minha Casa Minha Vida, assim como em muros de escolas, prédios públicos e igrejas da cidade.
Movimentação de inquéritos:
Quanto aos procedimentos passivos, ocorreram movimentações estratégicas em inquéritos, resultando em representações por cautelares que geraram um quantitativo expressivo de prisões e buscas.
Ações de investigação e repressão:
Mais de 100 policiais civis estiveram ativos nos municípios da região durante o período, realizando incursões diárias nas localidades mais impactadas por crimes violentos. Houve uma média aproximada de 150 cumprimentos de diligências, incluindo levantamentos e tentativas de cumprimento de mandados de prisão, além de investigações, mapeamentos e monitoramentos.
A Operação Paz continua.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram