Bahia

Operação Força Total: mais de 40 pessoas são presas em flagrante e 15 armas de fogo são apreendidas

20 veículos com restrição foram recuperados.

Operação Força Total
Foto: Polícia Militar

Na quinta-feira (19), a 38ª edição da Operação Força Total reforçou a segurança em áreas estratégicas da Bahia, com o policiamento ampliado em pontos de comércio, rodovias e vias movimentadas, acompanhando o aumento da circulação de pessoas durante as festas de fim de ano.

Nesta edição, a PM apreendeu 15 armas de fogo, prendeu 43 pessoas em flagrante, localizou 18 foragidos da justiça, apreendeu 6 adolescentes e recuperou 20 veículos com restrição.

“O trabalho incansável da nossa tropa fortalece a segurança pública e reafirma nosso compromisso com a tranquilidade da sociedade baiana”, destacou o comandante-geral, coronel Paulo Coutinho.

38 edições da Operação Força Total

Ao longo de quase três anos, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) consolidou a Operação Força Total como uma referência nacional no combate à criminalidade. Com 38 edições realizadas, a iniciativa resultou na retirada de circulação de 809 armas de fogo, na abordagem de mais de 2,1 milhões de pessoas e em inúmeros outros resultados operacionais relevantes. A mais recente edição ocorreu nesta quinta-feira (19).

A operação foi idealizada pelo Comando da PMBA e alcançou um sucesso que ultrapassou as fronteiras do estado. Hoje, é replicada de forma simultânea por todas as Polícias Militares do Brasil, sob a coordenação do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG-PM), fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado em âmbito nacional. Esse reconhecimento teve início durante a presidência do coronel Paulo Coutinho no CNCG-PM, quando a operação foi adotada como modelo por outras instituições coirmãs.

O diferencial da Força Total está na mobilização quase integral do efetivo da PMBA, abrangendo policiais das áreas administrativas, de ensino e operacionais, que atuam em conjunto em uma verdadeira força-tarefa. A operação combina abordagens preventivas, ações ostensivas, cumprimento de mandados de prisão e estratégias baseadas em inteligência, proporcionando maior eficiência e eficácia no combate à criminalidade.

Além disso, a operação conta com o suporte de viaturas, motocicletas, bases móveis, drones, aeronaves e outros recursos logísticos, potencializando os resultados obtidos. Ao longo desse período, foram realizadas mais de 548 mil abordagens a veículos, 1.345 prisões em flagrante, 588 veículos recuperados e o cumprimento de 503 mandados de prisão, entre outros indicadores de sucesso.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários