Acorda Cidade
Entre os dias 12 e 20 de dezembro, a Operação Hircus II percorreu mais de 30 municípios da região centro-sul do Piauí e oeste da Bahia. Ao final, 163 veículos foram identificados com registro de roubo/furto ou com os sinais de identificação adulterados. A operação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Polinter/PCPI e Ministério Público Estadual da Bahia, no intuito de combater o roubo, furto, adulteração e outras fraudes e atos ilícitos relacionados aos veículos.
Levantamentos preliminares apontam o estado de São Paulo e Distrito Federal como principais origens dos veículos roubados e recuperados na operação.
Com ocorrência de roubo ou furto foram identificados 99 veículos entre carros e motos, com adulteração são 64. A assessoria da PRF ressalta que a alteração deliberada dos dados que identificam os veículos automotores representa artifício da ação criminosa para esconder a origem ilícita, assim os veículos adulterados quase sempre são objeto de roubo ou furto.
Foto: Nucom / PRF
Fruto de extravio de formulários nas circunscrições regionais de trânsito – Ciretrans e reaproveitamento de documentos já fora de validade, 81 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV (documento de porte obrigatório) suspeitos de serem falsos ou adulterados também foram detectados durante as ações.
Ao final da operação um total 148 (cento e quarenta e oito) pessoas que estavam de posse dos veículos roubados e/ou adulterados foram encaminhadas à Polícia Civil e poderão responder por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores.
Foto: Nucom / PRF
Os veículos deverão ser removidos para Teresina/PI e Salvador/BA. Nas capitais serão submetidos a procedimento pericial. Depois disso deverão ser devolvidos aos proprietários.