
O delegado André Augusto de Mendonça Viana é o novo delegado-geral da Polícia Civil da Bahia. Nomeado pelo governador Jerônimo Rodrigues no Diário Oficial do Estado (DOE) de 25 de março de 2025, André Viana passa ao cargo, que durante quatro anos esteve com a então delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, sendo a primeira mulher a estar à frente da Polícia Judiciária da Bahia, cuja instituição tem 217 anos de existência.

Dono de um perfil estratégico e tático, o delegado-geral André Viana possui especializações e cursos em diversas áreas, desde gestão, estratégia até tática policial. A garantia da segurança pública da população baiana, por meio dos serviços prestados pela polícia judiciária, com a integração e alinhamento entre a Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério Público Estadual e demais instituições atuantes na defesa social, continua sendo a principal linha de atuação da Polícia Civil da Bahia, sob o olhar de André Viana.
Com especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela UFBA, em 2013, e MBA em Gerenciamento de Projetos pela UNIFACS, em 2015, o novo delegado-geral ingressou na Polícia Civil em 2001, quando foi delegado titular da Delegacia Territorial (DT) do município de Santa Brígida, em seguida indo para a titularidade da DT de Paulo Afonso, onde atuou entre 2003 e 2006. Ainda em 2006, seguiu para a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), onde foi coordenador da Superintendência de Inteligência da pasta. André Viana também foi agente da Polícia Civil de Sergipe, em Aracaju, entre 1996 e 2001.
Já entre 2007 e 2010, foi coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), no município de Ilhéus. Logo na sequência, foi coordenador da então Coordenação de Operações Especiais (COE), atual Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), onde também foi o idealizador e primeiro a coordenar o Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), o mais completo curso tático da Polícia Civil da Bahia. Além de comandar por dois períodos a COE, André Viana contribuiu para a projeção da Core nacionalmente, sugerindo, inclusive, a adoção do nome “Core” em âmbito nacional.
Após passar pelo DHPP e ser coordenador da 18ª Coordenadoria Regional de Paulo Afonso (Coorpin), entre 2021 e 2023, o novo delegado-geral assumiu a Diretoria Regional de Polícia Civil do Interior (Dirpin / Norte-Leste), onde esteve por mais de um ano, até assumir o cargo máximo da polícia judiciária, como delegado-geral.
Já o segundo maior cargo de gestão da Polícia Civil terá novamente uma mulher. Depois da delegada Elaine Nogueira, a delegada-geral adjunta passa a ser a delegada Márcia Pereira dos Santos. Ela era a diretora do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO), desde a reestruturação organizacional da Polícia Civil em 2023.
Capacitações especiais
O novo delegado-geral da Polícia Civil possui formação internacional, com participação em cursos promovidos por instituições como a Drug Enforcement Administration (DEA), a SWAT, o Cuerpo Nacional de Polícia da Espanha. Os cursos vão desde Negotiation and Hostage Rescue (Negociação e Resgate de Reféns) até o Curso Internacional de Especialización Antisecuestro y Extorsión (curso de antissequestro), pela Policía Judiciale Investigaciones, no Equador, até Progressão em Favelas pela SWAT, os quais complementam sua base técnica com práticas modernas de enfrentamento ao crime organizado em nível global.
O delegado-geral André Viana foi o primeiro policial civil do Brasil a concluir o mais difícil curso de Operações Táticas Especiais do país, sendo, até hoje, o único da Bahia com essa formação. É também o único atirador de precisão certificado pelo Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal, além de possuir o curso de Gerenciamento de Crise e Negociação, também pela Polícia Federal.
Duas vezes, nos anos de 2018 e 2022, foi homenageado com as Medalhas do Magistério e Mérito Policial, concedidas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), além da Medalha de Alferes Joaquim José da Silva Xavier, em 2014, também concedida pela SSP-BA. O delegado-geral André Viana destaca a integração interinstitucional unida à inteligência, estratégias e técnicas policiais como principais caminhos para o enfrentamento ao crime no estado.
“Colocando Deus à frente de tudo, estamos determinados e firmes na defesa da segurança pública dos cidadãos honestos e trabalhadores da Bahia. Parabenizo a ex-delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, pelo legado de grandes realizações nas estruturas físicas, organizacionais e estratégicas da Polícia Civil. Também sou imensamente grato ao governador Jerônimo Rodrigues, ao vice-governador Geraldo Júnior e ao secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, pela confiança nesta missão. Contamos com a união do povo da Bahia, para juntos garantirmos um estado cada vez mais justo e pacífico”, destacou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.