Conjunto Penal

Nove presos não voltaram para presídio após saída temporária do Dia das Mães em Feira

Os que não voltaram à cadeia são considerados foragidos e se forem presos perdem o direito ao regime semiaberto

Andréa Trindade

No último dia 6 de maio, cerca de 15 mulheres e 120 homens, que estão presos no Conjunto Penal de Feira de Santana, tiveram a oportunidade de passar uma semana com a família por meio do benefício do  indulto do Dias das Mães.

De acordo com a determinação judicial, os presos deveriam retornar a prisão no dia 12 de maio, mas nove deles descumpriram a ordem e até o presente momento não retornaram.
 

Segundo o diretor do Conjunto Penal, Edmundo Memeri Dumet, os nove detentos já são considerados foragidos da Justiça. Dumet vai encaminhar um ofício ao Juiz da Vara de Execuções Penais, que por sua vez, vai expedir mandados de busca e apreensão.


Ainda de acordo com o diretor, estes presos perdem o direito de saídas temporárias, caso não apresentem justificativas que sejam aceitas pelo Ministério Público e pelo juiz.


“ Eles terão a regressão da situação, passando do regime semi-aberto para o regime fechado”, explicou.


Tiveram  direito a saída temporária, os presos de regime semi-aberto, que até a data da saída cumpriram um sexto da pena total (se for primário), ou um quarto se for reincidente. Além disso, ele deve  ter boa conduta carcerária, pois o juiz, antes de conceder a saída temporária, consulta os Diretores do Presídio.


O  Conjunto Penal de Feira de Santana comporta, atualmente, 750 presos, 70 são mulheres.  (Com  informações  do repórter Aldo Matos, do programa Acorda Cidade).

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários