Nesta sexta-feira (1º), o Comando do Policiamento da Região Leste (CPR-L) recebeu novos equipamentos, como armamento, viaturas e unidades móveis para Feira de Santana e Saubara.
As viaturas já estão destinadas para a 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a 67ª CIPM. A 64ª CIPM recebeu uma unidade móvel, concedida pelo deputado federal, José Neto (PT), que atenderá o centro da cidade, além de uma viatura. O CPR-L recebeu uma viatura semiblindada.
O comandante coronel PM Antônio Lopes que participou da cerimônia, informou que o CPR-L já recebeu em torno de 49 viaturas, destas, 26 foram substituições.
Além dos dois veículos (uma viatura e uma unidade móvel), foram entregues 40 fuzis (20 ou 25 permanecerão para Feira) e 10 pistolas modelo Glock para Feira de Santana.
“É um número muito expressivo, dessas 49, 26 viaturas foram substituídas e nós tivemos um ganho de 23 ou 24 viaturas novas para aumentar o nosso efetivo, aumentar a efetividade do policiamento aqui em Feira”, disse.
Além disso, o coronel Lopes fez uma avaliação do registro de homicídios em Feira de Santana do mês de novembro.
“Nós tivemos uma redução em torno de 11% em relação ao ano passado. É o número expressivo, se nós formos verificar a tendência daqui em Feira de Santana, a média de homicídios, em torno de 30, 35 por mês. Na região leste nós tivemos uma redução em torno de 17%”, informou ao Acorda Cidade.
O major Marcos Davi, da 20ª Companhia de Santo Amaro participou da entrega, além de outras autoridades da segurança pública.
O coordenador do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), capitão Rosuilson Cardoso, ressaltou a importância dos investimentos na área da comunicação que atingiram diversos setores da segurança.
“Tem um impacto direto para o serviço que o Cicom presta, que é o atendimento de urgência e emergência policial. Um investimento alto do estado. Nós recebemos na nossa região, cerca de 650 caminhões de comunicação, com tecnologia digital que possibilita uma melhor qualidade na transmissão dessas informações, das comunicações via rádio e, certamente, vai impactar muito positivamente no trabalho das polícias”, declarou em entrevista para o capitão ao Acorda Cidade.
Na última sexta-feira (24), a Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) esteve no Cicom, em Feira de Santana, e entregou novos equipamentos para as unidades instaladas na região, como rádio comunicadores. O capitão explicou sobre esses novos modelos que chegaram.
“São três modelos de rádio, o portátil, chamado HT, que é aquele que o policial pode trazer consigo junto ao corpo. Nós temos o rádio móvel, que é o que está embarcado na viatura e temos a chamada base fixa, que é o que fica nas centrais. Esses equipamentos já são utilizados há muito tempo na PM”, explicou.
Capitão Rosuilson pontuou que o que modifica é a modernização desses equipamentos, que agora são digitais e vão melhorar a sincronização, frequência e proteção dos dados.
“Esses equipamentos apenas transmitem informações através de voz. Existem outras tecnologias que possibilitam o envio de vídeos, imagens, mas não é o caso desses. Mas há uma diferença muito grande entre esses, que são digitais, e aqueles que eram utilizados, que eram analógicos, que a qualidade de comunicação é bem superior agora com esses adquiridos”, reforçou.
Homenagem à Maria Quitéria
O CPR-L está recebendo uma nova nomenclatura que faz uma homenagem à heroína feirense, Maria Quitéria, que lutou na Independência da Bahia e tem relevante contribuição para a história do país. O comandante comentou sobre a honra concedida.
“Uma justa homenagem da Polícia Militar a Maria Quitéria, a filha ilustre de Feira de Santana, então é a razão pela qual nós estamos designando o nome de região Maria Quitéria”, comunicou.
O investimento do governo do estado na modernização da segurança pública foi de R$ 240 milhões, que vai aperfeiçoar a comunicação no atendimento de urgência e emergência.
Leia também:
Videomonitoramento do Cicom auxiliou em diversas prisões em Feira de Santana neste ano
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram