A partir do dia 1º de fevereiro, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Leste) passará a atuar em Feira de Santana. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve na cidade na manhã desta segunda-feira (22), para autorizar a nova infraestrutura na segurança pública.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, informou que a nova companhia reforçará o combate ao crime organizado na região.
“A Cipe-Leste chega para agregar valor a estrutura de Segurança Pública do município e região adjacente com uma tropa bem qualificada e que vai ajudar o comando e policiamento da região leste para controlar, sobretudo, os índices de criminalidade. Mas o mais importante dela, sediada em Feira de Santana e com o tempo de resposta bem diminuto. Eu tenho certeza que a comunidade feirense vai ter notícias alvissareiras dessa iniciativa do nosso governador Jerônimo Rodrigues”.
De acordo com o comandante, já existiam duas companhias responsáveis por este trabalho, porém com sedes distantes de Feira de Santana.
“Nós tínhamos duas companhias que faziam esse trabalho de policiamento especializado, uma localizada na Chapada e outra no Litoral Norte, onde estavam em uma quilometragem alta. Agora vocês terão em Feira de Santana, e isso é importante. Mais uma vez a Polícia Militar nessa reestruturação grande, traz um presente para os munícipes, deixando bem claro que o nosso objetivo é trazer segurança para a população”, explicou ao Acorda Cidade.
Segundo o coronel PM Paulo Coutinho, a Cipe-Leste ficará subordinada ao Comando de Policiamento de Missões Especiais e inicialmente, ficará ligada ao Comando de Policiamento Regional Leste, até que se tenha uma sede própria.
O Acorda Cidade também conversou com o coronel PM Muniz, comandante de todas as Cipes da Bahia. Segundo ele, ao total, são 12 companhias espalhadas por todo o estado.
“A Cipe-Leste é uma companhia tática de emprego rápido que tem por cerne atuação em operações rurais, mas que também executa outras missões suplementares como controle de distúrbios civis, radiopatrulhamento tático móvel em apoio às unidades ordinárias da Polícia Militar da Bahia. A Cipe-Leste se soma a 11 Cipes já existentes que estão distribuídas e capilarizadas em todo o território baiano. Para que todos tenham ideia, eu tenho uma tropa em Juazeiro, tenho uma tropa em Posto da Mata, divisa com Espírito Santo, tenho uma tropa em Luís Eduardo Magalhães, divisa com o nosso limite oeste, então ela se soma a essas 11 Cipes. E também dentro deste bojo de tropas de resposta especial, temos o grupamento aéreo da Polícia Militar, o Batalhão de Operações Especiais, o Batalhão de Choque e o Batalhão Tático Móvel Bepatamo, que foi criado inclusive recentemente”, pontuou o coronel.
Segundo o comandante, o coronel PM Muniz, a nova companhia será comandada pelo major PM Neves.
“Essa Cipe já tem um modelo de atuação muito peculiar, que segue uma postura de emprego doutrinário e técnico. Feira de Santana já é uma área que nós atuamos com a Cipe Litoral Norte. Apenas haverá uma potencialização, criando-se uma nova unidade. Essa unidade que é a Cipe Leste, atuará no entorno de Feira de Santana, em caráter ordinário, e excepcionalmente dentro de Feira de Santana, em suporte às unidades ordinárias, caso se faça necessário. A designação do comandante geral é para que o Major Neves seja o primeiro comandante dessa unidade. Na verdade, é um profissional que já foi testado, que já exerce o comando de uma Cipe na Chapada, portanto, ele conhece a doutrina de emprego de uma unidade dessa natureza, ele é da região, então é uma pessoa totalmente adequada e conhecedora das necessidades regionais e tem a confiança do mando institucional por ser um profissional sério, comprometido, técnico e que tem dado respostas positivas ao comando da Polícia Militar da Bahia”, concluiu o coronel.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram