Segurança Pública

Cipe Leste: nova Companhia da Polícia Militar passa a funcionar dia 1º de fevereiro em Feira de Santana

Neste primeiro momento, a nova companhia estará ligada ao CPR-L.

CIPE-Leste
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A partir do dia 1º de fevereiro, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Leste) passará a atuar em Feira de Santana. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve na cidade na manhã desta segunda-feira (22), para autorizar a nova infraestrutura na segurança pública.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, informou que a nova companhia reforçará o combate ao crime organizado na região.

Comandante Geral da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A Cipe-Leste chega para agregar valor a estrutura de Segurança Pública do município e região adjacente com uma tropa bem qualificada e que vai ajudar o comando e policiamento da região leste para controlar, sobretudo, os índices de criminalidade. Mas o mais importante dela, sediada em Feira de Santana e com o tempo de resposta bem diminuto. Eu tenho certeza que a comunidade feirense vai ter notícias alvissareiras dessa iniciativa do nosso governador Jerônimo Rodrigues”.

De acordo com o comandante, já existiam duas companhias responsáveis por este trabalho, porém com sedes distantes de Feira de Santana.

CIPE-Leste
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós tínhamos duas companhias que faziam esse trabalho de policiamento especializado, uma localizada na Chapada e outra no Litoral Norte, onde estavam em uma quilometragem alta. Agora vocês terão em Feira de Santana, e isso é importante. Mais uma vez a Polícia Militar nessa reestruturação grande, traz um presente para os munícipes, deixando bem claro que o nosso objetivo é trazer segurança para a população”, explicou ao Acorda Cidade.

Segundo o coronel PM Paulo Coutinho, a Cipe-Leste ficará subordinada ao Comando de Policiamento de Missões Especiais e inicialmente, ficará ligada ao Comando de Policiamento Regional Leste, até que se tenha uma sede própria.

O Acorda Cidade também conversou com o coronel PM Muniz, comandante de todas as Cipes da Bahia. Segundo ele, ao total, são 12 companhias espalhadas por todo o estado.

CIPE-Leste
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A Cipe-Leste é uma companhia tática de emprego rápido que tem por cerne atuação em operações rurais, mas que também executa outras missões suplementares como controle de distúrbios civis, radiopatrulhamento tático móvel em apoio às unidades ordinárias da Polícia Militar da Bahia. A Cipe-Leste se soma a 11 Cipes já existentes que estão distribuídas e capilarizadas em todo o território baiano. Para que todos tenham ideia, eu tenho uma tropa em Juazeiro, tenho uma tropa em Posto da Mata, divisa com Espírito Santo, tenho uma tropa em Luís Eduardo Magalhães, divisa com o nosso limite oeste, então ela se soma a essas 11 Cipes. E também dentro deste bojo de tropas de resposta especial, temos o grupamento aéreo da Polícia Militar, o Batalhão de Operações Especiais, o Batalhão de Choque e o Batalhão Tático Móvel Bepatamo, que foi criado inclusive recentemente”, pontuou o coronel.

Segundo o comandante, o coronel PM Muniz, a nova companhia será comandada pelo major PM Neves.

CIPE-Leste
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Essa Cipe já tem um modelo de atuação muito peculiar, que segue uma postura de emprego doutrinário e técnico. Feira de Santana já é uma área que nós atuamos com a Cipe Litoral Norte. Apenas haverá uma potencialização, criando-se uma nova unidade. Essa unidade que é a Cipe Leste, atuará no entorno de Feira de Santana, em caráter ordinário, e excepcionalmente dentro de Feira de Santana, em suporte às unidades ordinárias, caso se faça necessário. A designação do comandante geral é para que o Major Neves seja o primeiro comandante dessa unidade. Na verdade, é um profissional que já foi testado, que já exerce o comando de uma Cipe na Chapada, portanto, ele conhece a doutrina de emprego de uma unidade dessa natureza, ele é da região, então é uma pessoa totalmente adequada e conhecedora das necessidades regionais e tem a confiança do mando institucional por ser um profissional sério, comprometido, técnico e que tem dado respostas positivas ao comando da Polícia Militar da Bahia”, concluiu o coronel.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
18 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Antônio

Que eles façam operações na zona rural de feira e também nos bairros mais perigosos.

Anônimo

Pelotão asa branca já tem sua função arrecadação para os cofre do governo e os donos de pátio. Eu não dou essa ousadia pra eles porém isso é um absurdo a PM fazer trabalho de trânsito

MAX

Ola vamos da mas um voto de confiança,mesmo porque tem que ter todo tipo de operaçoes seja blitz ou outra qualquer…

Fagner

A PM agora é agente de trânsito, e os agentes de trânsito vão ser PM.

Marcelo Barros

Em Feira os robôs a Moto aumentou 200% e a PM está ineficaz…
Pois só tem Blitz pra coletar e arrecadar dinheiro pra o Estado….
Porque não pegam ladrões que andam a roubar na cidade tomam moto faz assalto crimes e tráfico…cadê a PM BA.? Perdendo pra as facções e pra os ladrões de Moto.
Insegurança em Feira e absurda…
Só há policiais na Getúlio e a polícia Civil aqui na cidade Inoperante ineficaz não trabalham…horrível…pobre Feira

Magdiel Bastos Nascimento

Faltou perguntar o número do efetivo desta nova companhia…

CIDADAO

MAIS RONDAS PARA OS BAIRROS LAGOA SALGADA E VILA NOVA , SANTA MONICA 2 TEM 2 MELIANTES QUE ESTÁ ROUBANDO NA CARA DURA A LUZ DO DIA . TIROTEIOS CONSTANTES NA VILA NOVA DECENDO A RUA DO ATACADÃO

Paulo Dantas

Mais policiais para blitz do Ipva. Enquanto isso a bandidagem deita e rola. Triste Bahia

Roberto

Eu sinto pena da população que vê e lê toda essa ladainha e acredita. A única intenção desse povo aí é criação de cargos de chefia. A segurança pública já começa a dar errado quando os da linha de frente não são valorizados. Daí é só ladeira abaixo.

Dr Jair

Agora falta é mais fuzil para tropa

jlc

boa tarde cade a compahia que foi criada e entregue em humildes

Patriota

Criar Companhias, Batalhões, e outros apetrechos, Nunca será suficiente e satisfatório SE a TROPA NÃO TEM um salário decente que não precise fazer bicos pra sobreviver dignamente, não seja valorizado pelos ” altos escalões” , não tem oportunidade de promoções, e que viva assombrado de morrer a qualquer momento nas mãos dos “mininús” protegidos das audiências de custódia e pelos “direitús dús manús”

Quando é?

E a Asa branca vai acabar quando?? Deveria substituir eles! Na minha opinião

Dr Jair

Vc está maluco? Tem que ter é mais e mais policiais no esquadrão Asa Branca e não acabar. Sem eles quem é que vai conseguir pegar os ladrãos de moto?

emmanuel oliveira

concordo plenamente. só sabem fazer blitz para multar nós cidadoes de bem

São policiais administrativos só faz blitz pra tomar veículo atrasado e não corre atrás de nenhum ladrão...se ligam ...não ajuda a população em nada fora Asa branca

Não trabalha bem.nao

ANDERSON

asa branca so pra fazer blitz é o que vemos. precisamos de policias mesmo para responder a altura essa onda de terror em feira, não esta normal

Baltazar

Quem são os incomodados com o policiamento de Trânsito na cidade? Os que não pagam licenciamento anual, os que não tiram CNH, os que gostam de tomar uma no sábado e dirigir, colocando a vida das pessoas em risco, os que usam drogas mais diversas e querem transportar livremente, quem gosta de “dar grau”, e os frustrados que tentaram incessantemente passar no concurso da PM e não conseguiram.
Cidadãos de Bem, não frequentam grupos e blitzes, não correm da Policia, se abordados, apresentam os documentos sem questionar.
Desejo ver o dia que a PM deixar de Trabalhar, ai sim vcs virão nessa página de comentários clamar por socorro.