Feira de Santana

Motorista de aplicativo acusado de praticar assaltos é condenado a mais de 10 anos de prisão; advogado alega quebra de perícia

A sentença foi divulgada no dia de ontem (8).

Caso do motorista de Aplicativo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A juíza Sebastiana Costa condenou o motorista de aplicativo, Jefferson Bento Santana, em 10 anos e quatro meses de prisão. A sentença foi divulgada no dia de ontem (8).

Jefferson passou nove meses preso, após ser acusado de praticar assaltos com outros dois homens. No dia 20 de junho do ano passado, o advogado do motorista, Marcos Silva, entrou com um pedido de liminar para a liberdade do cliente no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo os familiares, ele foi obrigado pelos criminosos a conduzir o veículo enquanto eles praticavam os assaltos.

Em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta quinta-feira (9), o advogado do motorista informou que ficou surpreso com esta sentença e afirmou que irá recorrer.

Caso do motorista de Aplicativo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Advogado Marcos Silva

“Ontem tivemos esta surpresa relacionada a esta sentença de 10 anos e 4 meses, e toda a sociedade feirense viu o drama vivido por Jefferson e pela sua família, mas infelizmente a juíza entendeu que Jefferson tinha participação neste delito, um crime de roubo e sentenciou o Jefferson em 10 anos e 4 meses. Esta sentença saiu no dia de ontem, ainda não fomos intimados para a sentença e na data que formos intimados, nós temos cinco dias para recorrer, caso não recorramos, aí sim, trânsito em julgado e ele volta para o presídio, é o que não acreditamos que vai acontecer, até porque existe uma decisão liminar do STJ. Essa decisão lá de Brasília, inclusive dando a liberdade plena a Jefferson, vamos recorrer, vamos entrar com recursos de apelação para o TJ Bahia e possivelmente em caso de não provimento do recurso de apelação, vamos entrar com recurso especial para Brasília”, explicou.

Ainda de acordo com o advogado, não existem provas que confirmam a amizade entre Jefferson e os autores dos crimes.

“Este processo, é um processo que realmente fiquei muito sentido com esta sentença, porque não existem provas nos autos, um processo criminal para que se tenha na sentença condenatória, tem que existir provas, e inclusive o Ministério Público que é o dono da ação penal, que é o órgão estatal que acusa e incide alegações finais, pugna pela absorção de gestão em todos os crimes e a defesa vem na mesma esteira que o Ministério Público. Mas a magistrada ela tem a livre convicção, mas a livre convicção da magistrada, tem que ser motivada e esta é a questão, eu acredito que não existem provas nos autos, e para se ter uma noção, teve quebra de perícia, a quebra de dados, teve acesso inclusive a todas as conversas de Jefferson, as ligações de Jefferson anterior a situação ao crime e o que é que ocorre? Jefferson em nenhum momento conversou ou tinha ligação ou amizade com os outros autores do crime. Eu acredito na Justiça, acredito que o ser humano, a juíza também é uma pessoa falível e para não entender a apreciação das provas, foi de forma errônea”, destacou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Inscrever-se
Notificar de
guest
16 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João m costa

a justiça brasileira e uma prostituta de luxo ,o criente ou paciente ,e tratado conforme seu poder aquisitivo,

Júnior Alves

A mesma juíza que safou Zé Ronaldo. Nada de novo no front.

Jorge Luiz

Aquela velha injustiça brasileira. Se o rapaz fosse um empresário, rico, com certeza não estaria nessa situação vexatória. Me pergunto como e por qual motivo a senhora juíza condena o rapaz a dez anos sendo que o MP que é o acusador já optou pela absolvição. Realmente de se espantar, será que analisou o caso mesmo, será que houve a tal da individualização? Espero que o advogado consiga reverter

informação

Também esperar o que da justiça brasileira , liberam ladrão para concorre cargos importante na politica .

Jorge Santos

O advogado fala demais e age de menos, não tem que discutir a sentença e sim apressar a intimação do cliente e recorrer de imediato, antes que perca o prazo. E a decisão anterior do STJ perde sua validade em virtude da sentença. Se o próprio MP, que detém a tutela do processo penal, opinou pela absolvição não parece razoável uma sentença condenatória.

D'andrade

A juíza julgou baseado e provas e não em achismo, opinião e sentimentalismo!!

Freitas

Acho q vc nem léu a reportagem, pois ta explícito!
Foi feita diversas perícia e buscas em redes sociais, celular, carro e etc. E não encontrou nada que condene ele e mostre culpa dele!
Ele esta sendo condenado pelo simples motivo de ser motorista de aplicativo e pobre 3

Marcone Santiago

Os verdadeiros meliantes já foram condenados ???? Eles disseram o que a respeito de Jeferson???? Porque tanta interrogação esse caso , Jeferson já tinha entrada ??? Porque é estranho essa cibernética toda em prol desse caso , considerando que ultimamente os bandidos ficam 24 hrs presos e sai na tal audiência de custódia, porque as coisas pra esse rapaz complicou tanto ? Agora ele tem um semblante de quem tem culpa no cartório. Eu no lugar dele , não tendo culpa , o fórum ia ficar pequeno , ser acusado de algo que não fiz.

Marco

Sentença desproporcional…se matassem alguém pegaria menos…se ele tem vizinhos e amigos que estão defendendo….não acredito na culpa do rapaz

Daniel Cunha de Araújo

Aí eu pergunto??? Cadê os caras que estavam cometendo os assaltos??? estão presos??? A justiça já pregou nesses caras?? Eles já forma ouvidos?? interrogando-os, acerca dos crimes?? já foi perguntado a eles pela excelentíssima juíza que deu e proferiu as sentenças, se eles tinham amizades com o rapaz? se eles abordaram e obrigaram o rapaz a dirigir ou ele foi de livre e espontânea vontade????? Será que alguém, ou alguma autoridade poderiam me respodner isso?? essas perguntas:???? interrogações?

Freitas

Tudo isso que vc perguntou ja foi questionado e tudo a favor dele,provando a inocência
Inclusive foi feita pericia no celular , redes sociais , carro e tudo mais e nao achou nada pra condenar ele ,ele tem todas provas favoráveis a ele. corrida pelo app 99,nao foi encontrado ligação e nem um vínculo dele se quer com os assaltante, os autores do assalto inclusive disseram que ele também foi vítima mais a juiza insiste em culpalo !

Daniel Cunha de Araújo

Excelente! Muitíssimo Obrigado! Perguntei justam,ente para mostrar claramente através do teu falar, de a justiça esta sendo terrivelmente injusta. Já que não tem provas técnica que incrimine ele. Mais! Creio poderosamente no poder de Deus, no poder do Espirito Santo, que com base me absolutamente tudo, todas as provas, como os rapazes que estavam fazendo os assaltos inocentaram ele, como prova do aplicativo que não registra corrida, pedido de corridas, como os vizinhos, autoridades policiais e muitas outras provas.; Assim sendo. Quando ficar provada a inocência dele. Os advogados dele entrarem com um representação no CNJ Ee em todas as esferas jurídicas requerendo da excelentíssima juíza as consequências pelos atos dela. E, o estado ser extremamente processado, com pedido altíssimo de reparação de danos morais, cívicos, psicológicos , financeiros e muitos outros.

Théo

A mais a pura verdade a justiça é cega… Infelizmente

Josy

Ôhh !! “Justiça” injusta.

Carlos

Essa “justiça” brasileira é uma piada mesmo kkkkk condenam inocentes e liberam bandidos kkkkk

LUIS COSTA

Bem isso, amigo! Uma piada