Daniela Cardoso
Vários adolescentes foram apreendidos pela Delegacia para o Menor Infrator (DAI) em Feira de Santana no ano de 2018. A delegada Daniele Matias, titular da DAI, informou ao Acorda Cidade que foram 41 cumprimentos de busca e apreensão de adolescentes em 2018 contra 23 no ano de 2017. Além dos cumprimentos de mandados, ela destacou que aumentou também o número de apreensões em flagrante.
De acordo com a delegada, a maioria dos cumprimentos e apreensões é referente a ato infracional equivalente ao tráfico de drogas, a roubo e também envolvimento com homicídios. Ela informou ainda que as idades dos jovens variam a partir de 12 anos, sendo a maioria entre 15 a 17.
Daniele Matias explicou que, após a apreensão, os jovens são encaminhados à Case ou ao Zilda Arns ou ao Melo Matos, dependendo se é flagrante ou cumprimento de mandado. Depois eles passam por um procedimento de apuração do ato infracional, em que a justiça ao final vai determinar a medida socioeducativa que ele vai cumprir, podendo ser a internação.
“Muitos que chegam aqui não agem sozinhos, têm envolvimento com outros maiores, mas também com menores de idade. A gente percebe que muitos adolescentes já estão comandando ruas com a questão de tráfico de drogas”, informou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade