Robson Gonçalves Roedel, 23 anos, Lucio Gonçalves Roedel, 18 anos e Luciano Gonçalves Roedel, 18 anos foram detidos por agentes da Polícia Rodoviária Federal de Teixeira de Freitas. Eles estavam descarregando um reboque com aproximadamente 5 m³ de lixo na faixa de domínio da União, as margens da BR 101, no km 901.
Segundo a PRF, o lixo havia sido recolhido nas residências do povoado de Rancho Alegre e irregularmente tem sido jogado naquele local, em um trecho de aproximadamente 210 metros ao longo da faixa de domínio. Os três são residentes no povoado pertecente ao município de Caravelas/BA,
A Prefeitura de Caravelas, o DNIT, o Ministério Público e o administrador do povoado já haviam sido notificados anteriormente acerca destas irregularidades. A PRF solicitou a suspensão imediata das atividades e a limpeza do local utilizado como depósito de lixo (lixão).
Os suspeitos foram encaminhados para a 8ª COORPIN, em Teixeira de Freitas, pela prática de crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98. A ocorrência também foi encaminhada para o escritório do IBAMA em Teixeira de Freitas.
A prática, além de poluir fortemente o meio ambiente, acarreta risco para o trânsito na rodovia em virtude das aves (urubus) que são atraídas pelo lixo e a fumaça proveniente do fogo ateado aos entulhos.
Informações do Correio