Polícia

Grupo que atacou banco em MG tinha fuzil que derruba helicóptero, 10 foram presos

Parte da quadrilha foi cercada nas proximidades da BR-262. Após negociação, dez foram presos; sete reféns, incluindo uma criança, foram libertados.

Acorda Cidade

Após cerca de duas horas de negociação em uma área nas imediações da BR-262, dez criminosos do grupo que atacou uma agência bancária em Uberaba na madrugada desta quinta-feira (27) se entregaram. Sete pessoas, entre elas uma criança de dois anos e um adolescente, mantidas reféns foram liberadas sem ferimentos.

Mais cedo, na ação, a quadrilha de aproximadamente 25 integrantes trocou tiros com policiais militares por mais de uma hora, causando pânico entre moradores da cidade. Duas pessoas foram baleadas e levadas ao hospital – uma jovem atingida por um tiro na cabeça está em estado gravíssimo. Os assaltantes estavam em caminhonetes, carros e caminhões e cercaram as principais ruas do Centro.

Segundo o comandante da 5ª Região da Polícia Militar (5º RPM) em Uberaba, coronel Lupércio Peres Dalvas, com o grupo preso nas imediações da BR-262 foram apreendidos munição, luneta, mira a laser, coletes e vários fuzis, inclusive, um .50. Restrito das Forças Armadas, esse armamento é usado por criminosos e pode perfurar veículos blindados e destruir paredes. Doze veículos usados pelos assaltantes também foram apreendidos.

Informações iniciais da PM apontam que alguns dos presos são de cidades do interior de São Paulo, entre elas Campinas. Eles foram encaminhados à sede da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). Segundo o coronel Peres, todos vão ser ouvidos durante a tarde pela Polícia Civil.

"A maioria dos presos é de Campinas (SP). Vieram para Uberaba para praticar o crime. Há a hipótese de participação de pessoas da região, mesmo que seja como informantes, como olheiros. Vamos levantar essas informações, repassá-las para a Polícia Civil, que vai investigar e dar continuidade à ocorrência", ressaltou o comandante.

Ainda conforme o comandante, bloqueios estão montados em todas as rodovias da região para capturar mais suspeitos. Helicópteros também estão sendo utilizados nas buscas.

Um grupo de criminosos formado por 25 integrantes, segundo a polícia, cercou a região central de Uberaba por volta das 3h30 e fez disparos para o alto, assustando moradores. Houve uma intensa troca de tiros com a polícia.

Durante a ação, um homem e uma jovem foram baleados. Ambos foram encaminhadas ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

Segundo a assessoria do HC-UFTM, a jovem, que tem 21 anos e foi atingida com um tiro na cabeça, passou por cirurgia. O estado de saúde dela é gravíssimo. Já o homem foi baleado na perna, medicado e o estado de saúde é estável.

Uma agência do Banco do Brasil, as fachadas de duas agências do Itaú e o prédio onde fica o gabinete dos vereadores de Uberaba também foram atingidos por tiros.

"O objetivo dos ladrões era o dinheiro, atacando o Banco do Brasil, especificamente. (…) Mas não sabemos se eles levaram dinheiro, isso vai depender do banco nos passar essa informação", contou o comandante da 5ª RPM.

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros, que estavam estacionadas no quartel da Avenida 13 de Maio, também foram atingidas. Paredes e janelas da corporação também foram atingidas.

"Temos feitos projetos e planejamento para conter ações desse porte, desenvolvemos várias contenções na madrugada, vários treinamentos para ter uma resposta à altura como hoje foi possível dar resposta. Na área central é extremamente complexo fazer embate porque as armas utilizadas pelo grupo são armas de guerra, de grosso calibre; então, tivemos que adotar uma estratégia até levar os criminosos para a área rural", afirmou o comandante Peres.

Fonte: G1
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários