A Polícia Civil da Bahia encerrou as operações do Festival Virada Salvador 2025 com resultados expressivos e sem registro de crimes graves contra a vida. O evento, realizado entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Arena “O Canto da Cidade”, na orla da Boca do Rio, reuniu milhares de pessoas em um clima de segurança e tranquilidade. O planejamento estratégico, que contou com reforço no efetivo e equipes à paisana, foi essencial para o sucesso da operação e a redução significativa dos índices criminais.
Balanço positivo
Os números reforçam o impacto positivo das ações policiais. Os furtos, tradicionalmente os delitos mais registrados em grandes eventos, apresentaram uma redução expressiva, passando de 260 casos no ano anterior para 176 neste ano, uma queda de 32,3%. O total de celulares furtados e roubados também diminuiu, passando de 223 para 175, representando uma redução de 21,5%.
Foram registradas três ocorrências de lesão corporal dolosa, uma a menos do que no ano anterior. Além disso, 11 pessoas foram conduzidas em flagrante pela Polícia Civil. Não houve registros de apreensões de armas de fogo ou armas brancas, resultado do trabalho preventivo realizado nos acessos à Arena. Em relação aos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), houve uma ligeira queda, de 18 para 17 casos. O desacato também apresentou uma redução expressiva, passando de 13 para apenas dois registros (-84,6%). Por outro lado, houve um aumento nas ocorrências de consumo pessoal de drogas, que saltaram de três para 19 casos neste ano.
A Delegacia Especial de Área (DEA), instalada no local e com atendimento 24 horas, teve papel fundamental ao oferecer um suporte eficiente e acessível aos foliões, incluindo intérpretes de LIBRAS. A atuação integrada da Polícia Civil e das demais forças de segurança, reafirma o compromisso de fortalecer a confiança de baianos e turistas na segurança pública.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram