Feira terá campanha de desarmamento

Será a primeira ação da Secretaria de Prevenção a Violência. Quem for flagrado portando arma de fogo vai responder criminal e judicialmente.

A Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos vai coordenar a campanha de desarmamento em Feira de Santana, no período de 7 a 12 de dezembro. No próximo ano, quem for flagrado portando arma de fogo vai responder criminal e judicialmente, além da arma ser apreendida.

Será a primeira ação desenvolvida pela Secretaria, implantada recentemente pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Foi requisitada pela Polícia Federal e também contará com apoio de outros órgãos do Governo Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, órgãos estaduais, clubes de serviços, lideranças comunitárias, igrejas, organizações não-governamentais e o Movimento pela Paz e Não Violência (MovPaz).

O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, explica que a estratégia é conscientizar a população sobre a necessidade de criar a consciência de desarmamento. “Vamos incentivar os cidadãos a entregarem as armas que não estejam devidamente registradas. E, no caso de menores com porte de armas, pretendemos sensibilizar os familiares e amigos para que intercedam entregando as armas”, frisou.

Para estimular a campanha, as pessoas que entregarem as armas poderão solicitar uma indenização, cujo valor varia entre R$ 150,00 e R$ 300,00. “Depois do dia 31 de dezembro deste ano, quem não aderir à campanha e mantiver porte ilegal de arma poderá ser penalizado pela lei, com prisão em flagrante e responder a processo criminal”, alerta o secretário.

O local para sediar o recebimento voluntário de armas durante a campanha ainda não foi definido. Para tanto está sendo traçada estratégia de articulação, slogan da campanha e a participação efetiva dos parceiros.

(As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação)
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários