Brasília

Ex-assessor de Jair Bolsonaro é preso em operação da PF

Ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão em Brasília e RJ.

Ex-presidente Bolsonaro
Foto: Reprodução/Rede Globo

Agência Brasil – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Venire, que investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.

Entre os seis detidos na manhã de hoje está o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi confirmada pela defesa do ex-assessor.

Por meio de nota, a corporação informou que também está sendo feita análise do material apreendido durante as buscas e a realização de oitivas de pessoas que detenham informações sobre o caso.  

“As inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a covid-19 dos beneficiários”, destacou a PF.

“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes impostas pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa”, completou.

Ainda conforme a corporação, o objetivo do grupo seria “manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a covid-19”.

As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação das chamadas milícias digitais, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Os fatos investigados configuram crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Joao

Os mais de 700 mil mortos, quase metade disso pelo atraso intencional da vacina, estão na lista de atrocidades deste ser desprezível. Que a justiça seja feita, que os Yanomami, as vítimas de covid, a alta de feminicidios pela deliberada promoção da violência não fiquem impunes. Que seja tudo investigado e que as fartas e numerosas provas conduzam esse ser asqueroso ao que ele merece.

Satanás

haaaaa, graças a mim esta dando tudo certo no brasil…

Ricardo Coutinho

Nada disso é graças a Bolsonaro. Tú é besta é? Kkkkkkkkkkkkkkkk

FEIRA

QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DO NOSSO BRASIL ESTÃO FAZENDO IGUAL NA VENEZUELA VÃO ACABAR COM O CONGRESSO E SÓ VAI EXISTIR JUDICIARIO PL DAS FAKE SE O CONGRESSO E SENADO NÃO APROVAR O JUDICIARIO VAI REGULAR ASSIM MESMO VIVA A DEMOCRACIA O AMOR VENCEU DEUS TENHA MISERICORDIA DO NOSSO BRASIL ESTAMOS FERRADOS FAZ O L

Anderson Torres

Se tu estudar um pouco, quem sabe aprende alguma coisa e deixa de falar abobrinhas… kkkkkkkkkkkk

Artur

Quem queria dar um golpe e acabar com o CN foi Bolsonaro. Quer que as pessoas acreditem na análise de uma pessoa que escreve como você?

ANÔNIMO

KD A TURMA QUE MANDA O POVO FAZER O L??
ACHO QUE AGORA É HORA DE VOCES FAZEREM O B… DE B3STA KKKKKK

Anderson Torres

Ué, mas o mito não é honesto? kkkkkkkkk

FEIRA

QUAL A DESONESTIDADE QUE O BOSONARO COMETEU SUSPEITA DE ALTERAÇÃO DO CARTÃO DE VACINA QUE ELE NÃO TOMOU KKKK ISSO É PERCEGUIÇÃO POLITICA PORQUE ELES ESTÃO COM INVEJA DA POPURALIZAÇÃO DO JAIR MESSIAS BOSONARO

Thiago Vital

Um tenente Coronel das forças armadas falsificando cartão vacinal, E o fim