Feira de Santana

Esquadrão de Motocicleta Asa Branca forma 14 novos policiais militares

A sede de Feira de Santana, neste momento, conta com apenas três companhias, uma vez que a 67ª CIPM foi para os distritos. Conforme Paulo Coutinho, isso faz parte de um planejamento estratégico.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na manhã desta sexta-feira (14), 14 novos policiais que concluíram o VII Curso de Motopratulhamento Tático, participaram da solenidadede de formatura que ocorreu na sede do 1º Beic (Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação).

Os formandos irão desempenhar suas atividades no Esquadrão de Motocicletas Asa Branca, que desenvolvem atividades no trânsito e também realiza o motopatrulhamento para combate à criminalidade.

De acordo com o Tenente-coronel da PM Cavalcanti, o curso intenso durou 9 semanas, e os novos policiais serão incorporados ao Garra (Grupo de ações Rápidas Repressivas Avançadas).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eles irão desempenhar atividades em Feira e região. O treinamento foi realizado na sede do Asa Branca e alguns locais fora. Além disso, o esquadrão Asa Branca vai receber 10 motos BMW de 850 cilindradas para serem usadas pelo motopatrulhamento tático”, informou o Tenente-coronel.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Comandante-Geral da PM da Bahia, Paulo Coutinho, destacou que deixou para os formandos uma mensagem de profissionalismo e compromisso com a instituição de quase dois séculos, que tem a responsabilidade de cuidar da sociedade.

“Esses policiais militares, nós aproveitamos, inclusive, para homenageá-los, e dizer que são vocacionados, pois optaram por um processo de policiamento que é extremamente atual no combate à criminalidade, que é justamente o uso da motocicleta. E a gente fica muito feliz de terem interiorizado essa doutrina, através aqui da coordenação do Tenente-Coronel Cavalcanti, no Esquadrão Asa Branca, e a gente fica satisfeito pelo retorno que terá a sociedade feirense, com esses 14 cavaleiros de aço no dia a dia fazendo o policiamento”, declarou o comandante.

A sede de Feira de Santana, neste momento, conta com apenas três companhias, uma vez que a 67ª CIPM foi para os distritos. Conforme Paulo Coutinho, isso faz parte de um planejamento estratégico.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Já existe um estudo que pode de ser amadurecido com relação à implantação de unidades, nós estamos implementando inclusive uma base de policiamento especializado próximo a Humildes. E a ideia, na verdade, é dar todo o aporte, como hoje estamos dando todo o suporte, do grupamento aéreo, com nosso helicóptero. A Polícia Militar é uma só, ela atua nos 417 municípios, e Feira é um lugar que a gente tem uma atenção especial, e hoje é muito bem comandada pelo coronel Piton, à frente do CPRL”, informou.

Redução de homicídios

O comandante geral da PM rebateu ainda as críticas da oposição de que a Bahia foi o único estado do Brasil que não conseguiu reduzir os índices de violência nesses últimos anos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A Bahia hoje é o 10º estado em redução de homicídios, e o que a gente tem visto na Segurança Pública é a redução, não só de homicídios, mas também assaltos a ônibus na capital e ataques a instituições financeiras no interior, na ordem de 70%. Então a gente deixa bem claro à sociedade para ter muito cuidado ao ouvir notícias, se é fato ou fake. Infelizmente, a gente não consegue evitar que o crime se mobilize. A gente faz a contenção como força de segurança, acompanha através da inteligência e isso tem sido feito. Os números estão aí, com a Bahia se destacando nacional, principalmente com relação a esse crime contra instituições financeiras. São inúmeros investimentos, principalmente com relação a equipamentos de proteção individual, valorização do policial militar, atos promocionais e capacitação, como essa que acabamos de participar da formatura”, observou Paulo Coutinho.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários