Feira de Santana

Esquadrão Asa Branca realiza corrida em comemoração aos 30 anos de existência

Cerca de mil atletas participaram da corrida noturna.

Andrea Trindade

Como parte das comemorações dos 30 anos de fundação do Esquadrão de Motocicletas Asa Branca, foi realizada na sexta-feira (10), em Feira de Santana, a VI Corrida Asa Branca.

A largada ocorreu no Shopping Millenium e os competidores cruzaram toda a Avenida Fraga Maia e parte da Avenida Maria Quitéria, com percursos de 5 km e 8 km em modalidades para corredores da comunidade e militares.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O major Ricardo Trigo, comandante do Esquadrão Asa Branca e organizador do evento, informou ao Acorda Cidade que cerca de mil atletas participaram da corrida noturna. Ele explicou que a realização da prova à noite é mais propícia aos corredores neste período de calor intenso, e que a mesma é realizada desde 2015.

“A fundação do Asa Branca, que antigamente era chamado de pelotão Asa Branca, ocorreu em 5 de Janeiro de 1990, e a partir de 2015 foi criada essa corrida para ser uma etapa da comemoração do aniversário do Esquadrão”, informou.

Pela primeira vez entre os corredores da Corrida Asa Branca, o comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, informou que o evento incentiva o cuidado com a saúde.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Sou um comandante que gosta de participar de tudo, e vim para rever amigos, rever a tropa, dá o exemplo de saúde. Uma corrida como esta tem esse objetivo de reunir a comunidade e mostrar a importância de cuidar do corpo, da mente e do bem-estar”, destacou.

Questionado sobre os índices de homicídios na Bahia e sobre a Nova Lei de Abuso de Autoridade, o comandante-geral disse que os resultados da atuação da polícia são positivos e que os policiais já foram orientados sobre mudanças na lei.

“A estatística é positiva. Os três anos consecutivos foram de redução [dos homicídios]. O primeiro ano foi de 3°% em todo o estado, o segundo ano 11,5% e agora no terceiro ano 9,8%. Isso pra gente é motivo de satisfação e de dizer que estamos no caminho certo, que estamos trabalhando cada vez mais para proteger os baianos. Sobre a nova lei, devemos ter muita cautela, já passamos as orientações aos policiais. Com relação a nossa atuação não temos que mudar nada, só temos que ter mais cautela nas ações e trabalhar firme como sempre fizemos”, declarou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O prefeito Colbert Martins Filho também participou da corrida e contou que a prefeitura de Feira tem participação na criação do Asa Branca. “Eu vim com boas lembranças porque meu pai, há 31 anos, comprou pela prefeitura 13 motos para o Asa Branca e entregou à Polícia Militar, que realiza um grande trabalho”, recordou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na local de largada da corrida foi montado um palco para a entrega de medalhas de participação e premiação dos vencedores e para o show de encerramento com a banda Audácia Pura.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
  

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários