O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realizou a entrega de novos 55 veículos para reforçar a área policial em diversos municípios do estado. O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (25) em Feira de Santana, contou com a presença de diversas autoridades, políticos, comandantes das forças policiais e secretários.
Em uma entrevista concedida ao programa Acorda Cidade, momentos antes da cerimônia de entrega, o secretário de Segurança Pública do estado (SSP), Marcelo Werner, adiantou que 11 das 55 viaturas deveriam permanecer em solo feirense.
Combate às facções criminosas
Em resposta ao questionamento sobre como a pasta de Segurança Pública está atuando no enfrentamento ao crime organizado, em especial as facções criminosas, o secretário explicou que a equipe da SSP está desenvolvendo um trabalho voltado para o que ele descreveu como a solução dos três i’s, um conjunto de ações sincronizadas com ênfase na Integração, inteligência e nos investimentos.
i de Integração
“Nós temos feito uma integração muito grande com a comunidade e as forças de segurança estaduais. Estamos aproximando a Polícia Militar e a Polícia Civil, com ações conjuntas com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Operações dessa natureza integram outras secretarias de estado porque Segurança Pública não é só polícia, envolve educação, cultura, desenvolvimento, oportunidade, Justiça, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública. Esse é um dos grandes propósitos do programa Bahia pela Paz, tratar a Segurança Pública de uma forma complexa”, disse o secretário.
i de Inteligência
“Nos últimos dois anos aumentamos o número de pessoas presas, laboratórios desarticulados e de apreensão de armas e drogas. Nosso policiamento está sendo direcionado pela inteligência. No campo do reconhecimento facial, área que somos referência nacional e internacional, somente esse ano, 780 pessoas já foram presas através do reconhecimento facial, sem um tiro sequer ser dado, só com o manejo do nosso efetivo”.
i de Investimento
Aproveitando a oportunidade da entrega das viaturas, Werner descreveu que a pasta vem valorizando muito os investimentos para combater as facções criminosas e reforçar de maneira ampla a área policial. O secretário lembrou que a data marca também a entrega da mais nova unidade da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Feira de Santana, uma das 150 entregas desde o início da sua gestão com Jerônimo.
“Há menos de um mês, em Salvador, a gente entregou 67 unidades. Temos uma programação de entrega de viatura e renovamos a frota quase toda. Em fevereiro, realizamos a maior entrega da história da Polícia Civil, foram 265 viaturas entregues naquela época. Estamos investindo em armamento de primeira qualidade, em coletes, em equipamentos de inteligência, em perícia e em efetivo”, disse.
Reforço na Micareta
O secretário divulgou que 2.000 policiais Militares (PMs) e 500 bombeiros estão em processo de conclusão do curso de formação e que até o final deste ano serão incorporados às forças de segurança do estado.
Sabendo que a cidade respira a Micareta e reconhecendo a importância da festa, que reuniu cerca de 2 milhões de pessoas na edição anterior, o secretário adiantou que a pasta pretende agrupar 8.600 profissionais de segurança pública e contar o apoio de 400 câmeras de videomonitoramento para reforçar a segurança dos foliões nos dias de festejo.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Ouça a entrevista na íntegra:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram