O comandante-geral da PMBA, coronel PM Paulo Coutinho, esteve na manhã desta sexta-feira (28) no município de Feira de Santana, juntamente com o governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), para realizar a entrega de novas viaturas para a cidade e região.
Durante coletiva de imprensa, o comandante enfatizou a importância de novos veículos, principalmente para auxiliar o desempenho policial.
“Eu entendo que nós temos feito o possível para melhorias no segmento da Segurança Pública e com todo o apoio do governo do estado, visto hoje um aporte dessas viaturas que vão atender 89 municípios da região, um total de 136 de 728 que nós renovamos em todo o estado, além disso, aperfeiçoamento contínuo da nossa tropa, da valorização do nosso efetivo, a nossa tropa vai receber agora o prêmio de desempenho policial em virtude da redução de índices em todos os segmentos da atividade criminosa, e a gente fica muito feliz com isso, porque isso é fruto justamente de uma convergência de ações entre oficiais, praças e outros setores da Segurança Pública, Polícia Civil da Bahia, Departamento de Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros”, informou.
Questionado sobre o índice de homicídios em todo o estado da Bahia e em Feira de Santana, o Comandante informou que apesar das notícias estarem sempre divulgando mortes criminosas, existe uma redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).
“Nós somos nove estados do Nordeste, e nós somos o terceiro com menor índice, e dos 27 do Brasil, nós somos o 10º com o menor índice. Então as colocações, elas podem ser feitas de várias formas e nós temos um estado de dimensões continentais e uma população de 15 milhões de baianos e com o quarto contingente do Brasil para atender. Como Polícia Militar e na nossa concepção, temos feito uma redução intensa no primeiro semestre, o total da Bahia foi uma redução de 11,5% dos homicídios. Existe sazonalidade com relação à questão de homicídios e nós estamos reforçando, o comando do coronel Piton está sendo muito exitoso. O primeiro semestre ele teve uma redução fantástica que superou os 30%, e a gente fica muito feliz, agora ações estão sendo feitas com inteligência e também com policiamento ostensivo para ter uma redução com relação a esses números”, explicou.
Ainda de acordo com o coronel Paulo Coutinho, é necessário que a Segurança Pública também tenha um apoio da sociedade.
“Já estamos fazendo um trabalho de inteligência, reforço de tropas convencional e especializadas, sempre que possível nós estamos aqui com o aporte aéreo para dar suporte, mas sobretudo, a gente precisa da colaboração da sociedade feirense e deixar bem claro que grande parte desses homicídios, tem uma relação direta com o tráfico de drogas, denunciem, liguem para o 181 e faça uma denúncia para que a Polícia Militar possa se fazer presente nestas ações”, disse.
Para o Comandante, Feira de Santana se transformou em uma grande região metropolitana, mas com vários problemas sociais.
“Das 136 viaturas entregues, 30 são destinadas para o município de Feira de Santana, sendo 20 de quatro rodas e 10 motocicletas. O que nós temos feito, sobretudo, é aumentar o nível de acessibilidade, aumentar a inteligência nas áreas problemáticas de qualquer região, e Feira de Santana não é diferente, é uma região que a gente pode considerar como região metropolitana com vários problemas sociais e que isso tem recaído sobretudo nesse problema de homicídios. Estamos atentos aos bairros, já estão recebendo reforços, efetivos, todas as companhias locais e já estamos formando agora com anuência do excelente governador do estado, mais 1.600 policiais militares. Inclusive aqui onde estamos é um núcleo de formação”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também: Governo do estado entrega novas viaturas para Feira de Santana e região
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram