Acorda Cidade
O Comando de Policiamento da Região Leste aderiu à Campanha Sinal Vermelho, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que visa o enfrentamento dos crimes contra a mulher, que teve seus números aumentados desde o início da pandemia do novo coronavírus.
A iniciativa que mobilizou diversos órgãos do setor público e privado, possui uma forma de comunicação simples, porém eficiente. Fornecendo a possibilidade das mulheres vitimas de violência, romperem o silêncio, agravado pelo isolamento social.
Na impossibilidade da discagem para os números de emergência ou do contato com pessoas próximas, às vítimas poderão se utilizar do símbolo X, em estabelecimentos farmacêuticos parceiros da Campanha. Os funcionários destes locais, irão acionar à polícia.
O Centro Integrado de Comunicação (CICOM) deslocará a viatura mais próxima do estabelecimento que solicitou o chamado, a fim de garantir com a maior celeridade o atendimento a solicitação, evitando que a mulher vítima de violência desloque antes da chegada da guarnição.
Caso à vítima não esteja mais presente no local, os profissionais das farmácias poderão ser consultados sobre a coleta de dados necessários sobre a vítima, mas não serão conduzidos à delegacia e nem chamados para testemunhar.